11 de set. de 2021

Liturgia: fonte da espiritualidade na paróquia

 

Mesmo sabendo que a Liturgia é fonte e cume de todas as atividades da Igreja (SC 10) e, isto inclui a dimensão da espiritualidade na vida cristã, sempre convivemos com o desafio de fazer com que as celebrações litúrgicas da comunidade sejam a primeira e principal fonte da espiritualidade cristã.

Uma imagem, que é ícone da Liturgia fonte da comunidade paroquial, é a de Jesus sentado à beira do poço de Jacó e, naquele poço — que ficava fora da cidade — celebrou o encontro com a comunidade de Sicar (Jo 4,5-42). Foi daquela fonte, na conversa com a samaritana — uma verdadeira Liturgia da Palavra — que Jesus enviou a samaritana para chamar o povo até próximo do poço (fonte). Ali, com o povo reunido em sua volta, fez a celebração do encontro e apresentou sua proposta de vida; seu Evangelho.

No símbolo do poço, percebemos uma semelhança muito próxima entre o encontro de Jesus com o povo daquela comunidade; uma semelhança com as celebrações em nossas comunidades. Na fonte-Liturgia existe uma água que mata a sede de vida, porque quem nos dá desta água é Jesus, a fonte da água viva (Jo 4,14). Nossas celebrações, portanto, são locais onde nossas comunidades se dirigem para celebrar e beber a água da vida. É na fonte-liturgia que a comunidade faz experiência de encontro com Jesus e ouve, Domingo depois de Domingo, celebração depois de celebração, o projeto de Jesus para a vida pessoal e para o modo de viver numa comunidade evangelizada.

Aqui existe um grande desafio para a Pastoral Litúrgica Paroquial, no âmbito da espiritualidade cristã: fazer com que as celebrações da comunidade não sejam, apenas, demonstrações de criatividade para emocionar ou apreciadas pela beleza artística, mas autêntica fonte da espiritualidade cristã que favoreça a vida dos celebrantes a participar e a empenhar-se pelo projeto do Reino de Deus, assumindo a proposta de vida de Jesus Cristo e caminhando na estrada de Jesus, o seu Evangelho.

Todos que trabalhamos na Pastoral Litúrgica Paroquial temos consciência que este desafio é grande. Um desafio que, para ser enfrentado necessita de pessoas preparadas, não apenas no conhecimento da Liturgia, mas preparadas espiritualmente, quer dizer, pessoas que iluminam suas vidas na espiritualidade do Evangelho bebida na fonte da Liturgia.

Serginho Valle

Junho de 2021

 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.