15 de jan. de 2022

Liturgia é educação

Pode ser que por uma desantenção, correndo rapidamente os olhos, você não tenha prestado atenção ao título. Não estou falando de “Liturgia e educação”, mas que “Liturgia é educação”. Chamo atenção para a importância de não criar um paralelo entre Liturgia e educação, mas de considerar a Liturgia como educação; a Liturgia é um espaço educativo e educador. O contexto litúrgico é um contexto próprio do discipulado e, por isso, é educativo e apropriado para educar.

 

A Campanha da Fraternidade 2022 favorece realizar uma reflexão sobre o papel da educação pela Liturgia e da Liturgia como espaço educador. São Paulo VI definiu a Liturgia como a primeira escola da vida cristã. Mais que uma definição, é uma afirmação que merece ser considerada. Vários textos da Patrística entendem a Liturgia como “Locus Theologicus” e “Locus sapiantiae”: espaço teológico e espaço da sabedoria. Não é uma escola e nem sala de aula, evidentemente, mas é um contexto, um clima, um espaço, um local onde se é educado nas coisas de Deus e na coisas da vida.

 

Li o texto base e não lembro alguma referência no sentido de considerar a Liturgia como educação. Claro, não pode falar de tudo. Mesmo assim é uma pena, porque a Liturgia é a principal, e para muitos católicos, o único espaço educativo da fé e, por que não, do estilo de vida a partir da Palavra. É considerando a necessidade da Liturgia na educação da maior parte dos católicos que considero importante abordar o tema da educação no contexto da Liturgia e da Liturgia como educação em si. Volto a insistir que a maior parte dos católicos não tem outra educação religiosa e (talvez) existencial a não ser pela Liturgia.

 

A educação realizada pela Liturgia e com a Liturgia fundamenta-se na espiritualidade litúrgica, que é a espiritualidade da Igreja. Uma educação, dentro dos moldes cristãos, sem espiritualidade é uma educação desprovida de fundamento cristão. Não basta conhecer princípios e doutrinas, é necessário que os mesmos estejam fundamentados na espiritualidade, iluminados pelo Evangelho para que o espírito da educação seja evangelizado e evangelizador. Neste aspecto, como a diz a SC 10, a Liturgia é fonte.

 

Outro elemento importante da educação pela Liturgia e da Liturgia como momento educativo é ter presente que a Liturgia adota o processo mistagógico. É uma dinâmica pedagógica que favorece o crescimento no discipulado de modo gradual, propondo pouco a pouco a estrada de Jesus, o caminho do discipulado. Não é correto entender a mistagogia como método; embora haja semelhanças, é importante valorizar a mistagogia como processo, como passos nos quais o cristão e a cristã são educados processualmente, progressivamente na e pela Liturgia.

 

Além desses dois elementos, que podem ser considerados básicos na educação pela Liturgia, outro elemento importante é o papel da Liturgia na formação e na orientação de valores cristãos. Considere-se, nesse caso, a Liturgia como espaço, no qual são destacadas virtudes e comportamentos próprios do cristão, como por exemplo, a fraternidade, o relacionamento pautado na misericórdia, na justiça, a temperança, a prudência, a paciência... No momento celebrativo, os celebrantes não são educados com uma metodologia escolástica ou acadêmica, mas pela pedagogia mistagógica, que confronta ou ilumina o modo de viver com o que é proclamado na Palavra, cantado numa canção, suplicado numa prece, silenciando diante do Mistério, e assim no decorrer do processo celebrativo de cada Sacramento.

 

Os exemplos que proponho ilustram a educação presente na Liturgia, no momento celebrativo, não somente na Liturgia da Palavra com a homilia, que orienta (educa) como viver a Palavra, mas em toda a celebração. Até mesmo, e principalmente, o silêncio é favorecedor de um contato pessoal com a própria vida do celebrante e isso é altamente educativo. A Liturgia é educação para a vida é para relacionamentos comunitários e sociais. Não educa com uma educação doutrinária ou teológica ou catequética. A educação pela Liturgia é uma educação existencial e, por isso, quem é educado no espaço litúrgico leva para a vida e, educadamente, vive aquilo que celebra.

Serginho Valle

Janeiro 2022

 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.