A formação e a espiritualidade litúrgicas são os pilares da Pastoral Litúrgica Paroquial (PLP)

A paz do Senhor!

A finalidade deste espaço é oferecer material de formação litúrgica para quem atua em ministérios litúrgicos na comunidade paroquial. Seja muito bem-vindo e bem-vinda. Se quiser e puder deixar sua contribuição, agradeço muito. Serginho Valle.
Tecnologia do Blogger.

Postagens recentes

Dimensão escatológica da Liturgia — rumo ao céu

A Liturgia possui uma dimensão escatológica que é a meta existencial da vida cristã: os discípulos e discípulas de Jesus Cristo são peregrin...

Pesquise aqui

Total de visualizações

Pesquisar neste blog

Home Ads

Meu perfil

Minha foto
São José do Rio Preto, São Paulo, Brazil
Paz e bem! A celebração da Liturgia é uma arte e, como acontece no exercício de toda arte, só celebra bem quem bem conhece a linguagem da arte litúrgica celebrativa.

Serviço de Animação Litúrgica

Serviço de Animação Litúrgica
Para acessar as propostas celebrativas dominicais acesse: www.liturgia.pro.br

Facebook

Publicações recentes

JSON Variables

27 de mai. de 2016

Hanc igitur


O termo latino “hanc igitur” encontra-se no início da Oração Eucarística I (Canon Romano) e, mais especificamente, no final da primeira parte desta Prece Eucarística, e é traduzido como “eis a oferenda”. O sacerdote intercede a Deus para que aceite o Sacrifício da Igreja e conceda por meio do sacrifício da Igreja a paz, o livramento da condenação eterna e a Salvação: “Recebei, ó Pai, com bondade, a oferenda dos vossos servos e de toda a vossa família (...) Dai-nos sempre a vossa paz, livrai-nos da condenação eterna e acolhei-nos entre os vossos eleitos.”

Em algumas solenidades aparece intercalado com o memorial que atualiza a celebração, como por exemplo, nos embolismos previstos para a Vigília Pascal até o 2º Domingo da Páscoa. O mesmo acontece para o Domingo de Pentecostes, na Missa do Batismo de um adulto, nas Missas de Ordenações, nas Missas de Matrimônios realizados dentro da Missa, nas Missas do rito da Consagração das Virgens e igualmente nas Missas para as Profissões religiosas e Dedicações de Igrejas.
Dado histórico: o Missal de Pio V (1563) previa a extensão das mãos sobre as oferendas (colocava-se as mãos sobre o cálice com a pala) como gesto de oferecimento do Sacrifício da Igreja e intercessão da bênção celeste ao ser acolhido pelo Pai. Trata-se, em outras palavras (ainda hoje) de um gesto ofertorial dentro da Oração Eucarística. Cumpre dizer que não é o único gesto ofertorial; existem outros gestos ofertoriais no interior da Oração Eucarística, dos quais o mais notório é o “Por Cristo, com Cristo e em Cristo.”

(compilado por SV)

0 Post a Comment:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.