A formação e a espiritualidade litúrgicas são os pilares da Pastoral Litúrgica Paroquial (PLP)

A paz do Senhor!

A finalidade deste espaço é oferecer material de formação litúrgica para quem atua em ministérios litúrgicos na comunidade paroquial. Seja muito bem-vindo e bem-vinda. Se quiser e puder deixar sua contribuição, agradeço muito. Serginho Valle.
Tecnologia do Blogger.

Postagens recentes

Dimensão escatológica da Liturgia — rumo ao céu

A Liturgia possui uma dimensão escatológica que é a meta existencial da vida cristã: os discípulos e discípulas de Jesus Cristo são peregrin...

Pesquise aqui

Total de visualizações

Pesquisar neste blog

Home Ads

Meu perfil

Minha foto
São José do Rio Preto, São Paulo, Brazil
Paz e bem! A celebração da Liturgia é uma arte e, como acontece no exercício de toda arte, só celebra bem quem bem conhece a linguagem da arte litúrgica celebrativa.

Serviço de Animação Litúrgica

Serviço de Animação Litúrgica
Para acessar as propostas celebrativas dominicais acesse: www.liturgia.pro.br

Facebook

Publicações recentes

JSON Variables

28 de set. de 2016

2ª leitura – Características gerais


No Tempo Comum, a 2ª leitura não mantém uma relação nem com a 1ª leitura e nem com o Evangelho. É uma “leitura semicontínua”, assim chamada pela continuidade de uma celebração à outra: inicia-se numa celebração e é continuada de onde parou, na celebração seguinte. Nos tempos fortes — do Natal e da Páscoa — este critério não é obedecido, pois as leituras são escolhidas de forma harmônica, isto é, as três leituras coincidem no temário.
Comumente, a 2ª leitura é chamada também com o nome de epístola ou Leitura do Apóstolo porque são escritas por Paulo, Pedro, João, Tiago, Hebreus.... Dependendo do Tempo Litúrgico, são lidas passagens do Apocalipse, como acontece, por exemplo, no Tempo Pascal.
Pessoalmente, considero que existe sim uma possibilidade de fazer uma ligação com as demais leituras, salvo algumas exceções, no Tempo Comum. Isto pode ser proposto colocando 2ª leitura como proposta prática de vivência, uma vez que quase sempre tais leituras exercem esta dimensão de testemunho prático da vida cristã. Isto é bem perceptível nas 2ª leituras do Ano A da Quaresma. Neste caso, a 1ª leitura e o Evangelho coincidem e a 2ª leitura indica como viver aquilo que é proclamado seja na 1ª leitura como no Evangelho.
Serginho Valle

2016

0 Post a Comment:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.