4 de set. de 2015

Unção dos Enfermos

A Unção dos Enfermos continua na Igreja a obra de misericórdia realizada pelo Senhor em favor dos enfermos, através da imposição das mãos (Mt 8,3.15; Mc 6,5). Ainda entre nós, Jesus enviou os Apóstolos em missão para expulsar os demônios e ungir os doentes com óleo (Mc 6,13). 
Na sua despedida, Jesus indica os sinais que acompanharão os que crêem (Mc 6,17) e, entre estes, o mandato de impor as mãos sobre os enfermos para que fiquem curados (M 6,18). É o que também se lê na Carta de Tiago (Tg 5,14-16)

Alguém dentre vós está doente? Mande chamar os presbíteros da igreja, para que orem sobre ele, ungindo-o com óleo no nome do Senhor. A oração feita da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará. E se tiver cometido pecados, receberá o perdão. Confessai, pois, uns aos outros, os vossos pecados, e orai uns pelos outros para serdes curados. A oração fervorosa do justo tem grande poder.

O rito celebrativo da Unção dos Enfermos realiza-se com um ato penitencial e uma prece litânica (Ladainha de Todos os Santos e Santas), a Liturgia da Palavra, a imposição das mãos, feita somente pelo padre, a unção do Óleo dos Enfermos com a fórmula sacramental, a oração do Senhor e a bênção final.
Além do alívio espiritual que quase sempre acompanha e se faz presente na celebração deste sacramento, a Unção dos Enfermos age sobrenaturalmente, na ordem da graça, proporcionando o conforto espiritual no enfermo, principalmente a pacificação de sua alma e o perdão dos pecados e de suas penas.
A Unção dos Enfermos não é “extrema unção”, como se dizia antes da reforma da Liturgia, que estava reservada aos moribundos. Como diz o nome do Sacramento, é uma Unção dos Enfermos ou, uma Unção para os Enfermos. Por isso, todo enfermo grave, como em qualquer situação particular que a vida se torne debilitada, ou simplesmente na velhice avançada, pode-se celebrar a Unção dos Enfermos.
O ministro do sacramento da Unção dos Enfermos é o bispo ou o padre, uma vez que o mesmo comporta o perdão dos pecados. (SV).



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.