6 de out. de 2024

Tornar-se "ouvinte da Palavra"

Ouvia muito de meu professor de Teologia Sistemática, o saudoso e competente Pe. José Knob, SCJ, a definição de teólogo como um “ouvinte da Palavra”. A expressão que assim define o teólogo é de Karl Rahner. Pe. Knob se servia dessa expressão para enfatizar que a atividade teológica é realizada por quem ser faz “ouvinte da Palavra”. Condição indispensável para penetrar no Mistério da santidade divina com temor e admiravelmente contemplativo.

 Lidando com meus estudos de Teologia Litúrgica, penso que o mesmo princípio —"ouvinte da Palavra” — deva ser aplicado ao conceito e à atividade da pedagogia mistagógica porque a condição para se penetrar no Mistério divino é tornando-se um “ouvinte da Palavra”. É um princípio da pedagogia mistagógica para ajudar os celebrantes a pensar com a lógica do pensamento divino.

 Para isso, as celebrações devem ser preparadas com a dinâmica metodológica da Lectio Liturgica, que entra em contato com a Palavra de Deus de modo diferente de uma Lectio Divina, diferente de um texto de exegese e, também, diferente da Teologia Bíblica. Serve-se de cada um desses métodos, mas se encontra com a Palavra de modo litúrgico. A Lectio Liturgica é uma “lectio” (uma lição) que celebra a Palavra e a semeia no terreno do coração dos celebrantes (Nt 13,4-9). É uma atividade mistagógica, que introduz no Mistério que é celebrado iluminado com a luz da Palavra.

 A Palavra de Deus ilumina e orienta a vida de todo homem e mulher; é a luz dos olhos de nossas vidas, canta o salmista (Sl 119,105). Este é um princípio primário e uma realidade para quem se dedica a alguma atividade da PLP — Pastoral Litúrgica Paroquial. É um tema que procuro deixar bem claro no meu curso de PLP. Quem atua em algum ministério da Liturgia torna-se “ouvinte da Palavra” para se colocar em condições de ministerialidade. Neste caso, toda a assembleia, que é formada pelo padre, pelos ministérios e pelo povo, são “ouvintes da Palavra”. Está é a primeira e principal condição para que o processo mistagógico aconteça. Ter uma assembleia “ouvinte da Palavra”.

 O ouvinte da Palavra 

No processo da pedagogia mistagógica, o movimento inicia acontece pela disposição de ouvir, de se tornar um ouvinte com todas as características de um bom ouvinte: silenciamento interior, acolhimento, aceitação, empatia, abertura... para com a Palavra. Na comunicação litúrgica, o celebrante participa como “ouvinte da Palavra” adotando a posição corporal e atenção na Palavra proclamada para ser ouvida.

 Outra atitude é a atenção silenciada ao se ouvir a Palavra de Deus. A dinâmica psicológica distingue entre a atitude de ler e a atitude do ouvir. Quando o leitor entra em contato com a Palavra ele é direcionado à compreensão do texto em modo individual. Por isso, o movimento do leitor é de se concentrar no texto lido. Quando se ouve, o ouvinte entra em contato com quem fala e isso provoca alguma reação pessoal. Na leitura de um texto, estou eu comigo mesmo, na audição, eu me coloco diante do outro. A Liturgia da Palavra consta de uma proclamação e de uma audição assemblear. Não é uma Liturgia realizada com vários leitores espalhados pela assembleia, concentrados em folhetos, livretes ou celulares.

 Um terceiro elemento, sempre no contexto da Lectio Liturgica com ênfase na pedagogia mistagógica, ligado ao ouvir, é a contemplação. Ouvir com atenção a Palavra de Deus — ser um “ouvinte da Palavra” — é assumir atitude de contemplativo diante da Palavra proclamada. A mistagogia inicia e introduz os celebrantes no mistério através da contemplação e a chave que abre o caminho da contemplação é tornando-se “ouvinte da Palavra”, aquele que dedica atenção contemplando, totalmente envolvido pelo silêncio.

 Sobre o tema “silêncio e Liturgia”, sugiro uma catequese litúrgica que publiquei no meu canal de Youtube, na qual descrevo e apresento o silêncio como espaço do Espírito Santo. Por isso, silenciar como “ouvinte da Palavra” é abrir espaço para que o Espírito Santo aja e torne os meus pensamentos semelhantes aos pensamentos de Deus que são diferentes do nossos pensamentos (Is 58,8-10).

 Interrogar e interrogar-se 
Depois da contemplação, o movimento provocado pela escuta e acolhimento da Palavra é a interrogação. É um movimento duplo: o que a Palavra me diz e como a Palavra me atinge. A pedagogia mistagógica, neste caso, tem a função de ajudar os celebrantes a se confrontarem com a Palavra de Deus para que a Palavra aja em suas vidas e no modo de pensar. Na Liturgia nos tornamos “ouvintes da Palavra” permitindo que ela interrogue nosso modo de viver e nosso modo de pensar.

 As interrogações existenciais aparecem constantemente em vários personagens Bíblicas. Profetas se interrogam diante da Palavra e interrogam Deus sobre o significado da Palavra que lhes é dirigida e, mais profundamente, sobre o sentido da Palavra na vida deles. O autor da Carta aos Hebreus diz: “Pois a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração” (Hb 4,12). Por isso, liturgicamente falando, a Palavra é proclamada para ser ouvida e, como “ouvinte da Palavra” permitir que ela penetre até as juntas e medulas; penetre profundamente na vida de cada celebrante interrogando o modo de viver. Um exemplo muito compreensível, deste ponto de vista contemplativo, é Maria, a Mãe de Jesus: acolhe a Palavra de Deus, deixa-se interrogar, interroga e nela acontece a encarnação da Palavra de Deus.

 A Liturgia da Palavra, na celebração litúrgica de todos os Sacramentos e Sacramentais, proclama e celebra a Palavra para que toque e interrogue a vida dos celebrantes a vida dos celebrantes. Um importante papel, como facilmente se deduz, é atribuído ao homiliasta, esperando dele condições para refletir a Palavra de modo existencial para favorecer nos celebrantes o que foi dito no decorrer da reflexão.

Serginho Valle 
Outubro de 2024

 

Para conhecer o curso de PLP, acesse = https://lp.liturgia.pro.br/plp1

Catequese “Silêncio e Liturgia”, acesse = https://youtu.be/bybypTmhsrg

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