6 de jan de 2015

Cativar para Jesus

Catequese e celebrações que cativem para Jesus
Uma das finalidades da Liturgia e da catequese é cativar as pessoas para Jesus. Por isso, a mentalidade de catequese e se servir de celebrações como doutrinação deveria ser considerada ultrapassada. O cristianismo tem uma doutrina e é importante que seja conhecida das pessoas, mas o cristianismo é essencialmente um estilo de vida, cujo Mestre é Jesus. Viver como Jesus viveu e viver com a mentalidade do Evangelho. Essa é a proposta da catequese que é celebrada na Liturgia e pode ser a proposta da pedagogia Litúrgica, no decorrer do Ano Litúrgico, que se aprofunda na Catequese.


O termo ensinamento tem a ver com catequese. Jesus ensinava seus discípulos, conta o Evangelho; ensinava as multidões. Da etimologia da palavra catequese (fazer ecoar), Jesus fazia ecoar seus ensinamentos no coração do povo e de seus discípulos. Não doutrinava, mas plantava sementes de ensinamentos através das parábolas, histórias que ficam ecoando dentro do coração das pessoas. É a inspiração para catequeses e celebrações narrativas; uma linguagem que precisamos aprender para usá-la de modo mais eficaz.

A finalidade da Catequese e da Liturgia tem esta finalidade de cativar para Jesus com ensinamentos que ecoem dentro da vida da pessoa, seja do catequizando seja do celebrante. Catequeses e celebrações pouco cativantes não ecoam na vida das pessoas. Eis o desafio. Como cativar para Jesus na Catequese e na Liturgia.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.