A primeira aproximação da logomarca, feita em
forma de mosaico, é considerar Jesus Cristo como o rosto vivo da misericórdia
do Pai, como diz o documento “Misericordiae Vultus” que proclama este Ano Santo
da Misericórdia. O autor da logomarca é Padre Marco Ivan Rupnik, jesuíta,
teólogo e especialista em mosaicos sacros.
Um mesmo
olhar
Padre Rupnik criou um Cristo Bom Pastor que
leva Adão nos ombros, com um olhar que o olho direito de Cristo e o olho
esquerdo de Adão são, na realidade, únicos. Nisto se concentra toda redenção
num traçado a lápis. Padre Marko Ivan Rupnik explica neste simbolismo que “Deus olha o mundo de tal modo que o homem
possa compreendê-lo. Comunica-se de tal modo que o homem possa vê-lo. Aquilo
que o homem vê, Deus também enxerga. Esta é divina humanidade de Cristo. Ai se
vê realmente que Cristo assumiu toda a humanidade.
As cores da
iconografia cristã
Na leitura de um quadro iconográfico deve-se
dar atenção especial às cores presentes no desenho. Cada cor tem um significado
especial. Assim, o vermelho, as várias graduações de azul, os traçados em ouro
da roupa de Adão em contraste com o branco resplandecente da veste de Cristo.
Cada escolha cromática foi pensada segundo o código de mil anos dos artistas de
inspiração cristã: vermelho como o sangue da vida é a cor de Deus. Azul é a cor do homem, a única criatura que sabe
olhar para o céu; o branco é do Espírito Santo refletindo a vida trinitária. O verde fala da criação e o preto, da noite e da morte.
Com esse glossário, Padre Marko Ivan Rupnik
explica que Cristo está de branco porque,
dogmaticamente, desce aos infernos (a mansão dos mortos, como se recita no
Credo); a alma de Cristo, a vida do Espírito de Cristo desce à mansão dos
mortos, enquanto que seu corpo repousa na sepultura. É a luz, é a vida eterna
do Filho que desce. Ao redor de Jesus estão três círculos concêntricos: do azul
quase preto, demonstração da impenetrabilidade do mistério de Deus, até um azul
mais claro, porque a luz do mundo não tem mais sentido, já que a única luz é
Cristo; onde resplandece? No coração da humanidade. O Adão que leva nos ombros
é de uma cor esverdeada, mas com o dourado tornou-se uma cor que não é mais
verde e nem é inda dourada. É sinal da humanidade no processo de redenção, de
santificação.
Estilo
paleocristão
A logomarca é feita com um desenho de rostos
típicos da era paleocristã com uma precisa e bela interpretação teológica do
autor.
“Estamos
numa época que terminou, a época da modernidade, do renascimento até nosso
século. O tempo novo que já vem, será novamente um tempo orgânico. Se este foi
um tempo crítico – da razão, do intelecto, da universidade, da pesquisa, etc...
agora será novamente o tempo da vida. E quando um período histórico, no qual
prevalece a vida, a cultura torna-se simbólica, poética, metafórica, onde é
possível fazer emergir a vida.
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