A formação e a espiritualidade litúrgicas são os pilares da Pastoral Litúrgica Paroquial (PLP)

A paz do Senhor!

A finalidade deste espaço é oferecer material de formação litúrgica para quem atua em ministérios litúrgicos na comunidade paroquial. Seja muito bem-vindo e bem-vinda. Se quiser e puder deixar sua contribuição, agradeço muito. (Serginho Valle)
Tecnologia do Blogger.

Postagens recentes

Liturgia: Coração da Unidade Eclesial

  A primeira viagem apostólica do Papa Leão XIV à Turquia , no final de novembro de 2025, foi avaliada como um gesto significativo em favor ...

Pesquise aqui

Total de visualizações

Pesquisar neste blog

Home Ads

Meu perfil

Minha foto
São José do Rio Preto, São Paulo, Brazil
Paz e bem! A celebração da Liturgia é uma arte e, como acontece no exercício de toda arte, só celebra bem quem bem conhece a linguagem da arte litúrgica celebrativa.

Serviço de Animação Litúrgica

Serviço de Animação Litúrgica
Para acessar as propostas celebrativas dominicais acesse: www.liturgia.pro.br

Facebook

Publicações recentes

JSON Variables

2 de ago. de 2017

Convite para a Comunhão


Depois da secreta da comunhão, e isto significa após um momento de silêncio, o padre apresenta o Corpo do Senhor e convida os celebrantes a se aproximarem da Mesa Eucarística. 
É um rito muito simples, quase silencioso. O padre conclui a secreta da comunhão, faz a genuflexão diante do Santíssimo e o apresenta aos celebrantes com uma formula de convite para comungar a Eucaristia. Depois o padre comunga o Corpo e o Sangue do Senhor. 
O Missal Romano propõe seis formulas para o convite. A mais conhecida é: "Felizes os convidados para a Ceia do Senhor". Logo em seguida, o padre apresenta o Corpo de Cristo dizendo: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". Os celebrantes participam dizendo: "Senhor, eu não sou digno que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo"

Fórmulas Bíblicas
Facilmente percebido, trata-se de convites inspirados na Bíblia, especialmente no Evangelho e no Sl 34. Propostas que se inspiram na “Ceia do Senhor” (Mt 26,26-29; 1Cor 10,14-22 e outros textos); aclamação da assembléia inspira-se no encontro de Jesus com o centurião romano (Mt 8,8). As demais fórmulas contendo as expressões: “banquete nupcial do Senhor” (Mt 22,1-4); “luz do mundo” (Jo 8,12); “minha carne e meu sangue” (Jo 6,56); “bondade divina e refúgio no Senhor” (Sl 34,8); “pão vivo” (Jo 6,51). Todas os convites, como dito, de inspiração Bíblica e relacionados ao contexto Eucarístico.

Outras formulas para o convite  
As propostas dos convites no Missal indicam duas direções para a criatividade litúrgica em vista de compor outros convites. A primeira, que os convites tenham inspiração Bíblica, prevalentemente evangélica. Neste sentido, excluam-se convites de cunho emocional, como por exemplo: "vejam quem está aqui como prova de amor por nós." Não comporta igualmente monições, feitas em modo de reflexões, pedindo para fechar os olhos, abrir coração... O rito que convida para comungar a Eucaristia é um rito em forma de convite e, como é característico dos convites litúrgicos, são ritos breves, isto é, feito apenas por um convite e com um convite.
Quer dizer que é preciso, então, limitar-se às formulas do Missal? Diria que não, porque o Missal, de modo implícito, oferece uma pista para se criar outras fórmulas de convites. Isso significa, do ponto de vista litúrgico,  formular o convite para a comunhão inspirando-se no Evangelho do dia. Tal prática fundamenta-se na relação que a Mesa da Palavra mantém com a Mesa Eucarística. Aquilo que foi comungado na Palavra é comungado na Eucaristia. Um modo de estabelecer tal relação é evocando o Evangelho, transformando-o em convite para a Comunhão. 
Suponhamos que a celebração esteja proclamando o Evangelho do Bom Pastor. O convite poderá ser formulado com a palavra de Jesus: "eu sou o bom pastor". Ou se o Evangelho for a parábola do Pai Misericordioso. O convite poderá ser feito do seguinte modo: "na casa do meu pai tem comida em abundância"
Com criatividade litúrgica é possível unir facilmente a Mesa da Palavra com a Mesa da Comunhão através do convite para comungar o Pão e o Vinho Eucarísticos.
Serginho Valle 

Julho 2017  

0 Comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.