O comentarista termina o
comentário inicial, olha para a assembléia e diz: “de pé, acolhamos o
celebrante cantando o canto de entrada”. Alguns outros comentaristas dizem:
“acolhamos o padre com sua equipe”.... Pois é, a CNBB pediu para substituir o
ministério de comentarista pelo de ambientador, mas parece que a proposta
pastoral ainda não vingou. Mas, o que interessa é o título de nossa reflexão,
que precisa ser refeito ou, em algumas comunidades, corrigido.
Já refletimos que quem celebra a Missa é toda a
assembléia reunida ao redor da Mesa da Palavra e da Mesa do Altar. Por isso, o
mais correto seria dizer: “de pé para participarmos com o canto inicial da
procissão de entrada”. É algo bem fácil e simples de corrigir; basta um pouco
de atenção e tempo para se acostumar com o novo linguajar e começar a entender
o significado da procissão que abre a celebração Eucarística
Nas missas dominicais sempre deveria haver procissão de
entrada da porta principal da igreja até o altar. Dela tomariam parte os
ministros que serviriam à assembléia na celebração: leitores, ministros da
distribuição Eucarística, os que farão a coleta, coroinhas e, evidentemente, o
padre que presidirá a celebração. A procissão é aberta com a Cruz Processional,
ladeada por duas velas. É uma Cruz sobre uma haste para ser levada como
estandarte vitorioso, significando o Mistério Pascal de Cristo celebrado na
Eucaristia. Também o Evangeliário entra na procissão de entrada, mas não se
introduz nem a Bíblia e nem o Lecionário na procissão inicial. Evangeliário, presença
de Cristo na Palavra, que será proclamada na assembléia litúrgica.
A procissão tem duas faces: uma prática e outra
simbólica. A primeira demonstra a necessidade de deslocar-se até o presbitério,
local de onde o padre exercer o ministério da presidência litúrgica. Contudo, a
procissão da porta da igreja até o altar tem também um significado: significa a
Igreja presente na comunidade, reunida em assembléia litúrgica, caminhando em
direção de Cristo para celebrar e participar do seu Mistério Pascal. Com esta
segunda finalidade, entende-se que não ficamos de pé, durante a procissão de
entrada para acolher ministros e celebrante, mas como sinal de quem está
caminhando ao encontro de Jesus Cristo, presente no altar. A procissão de
entrada não é um rito de acolhimento, mas de caminho em direção a Jesus Cristo.
Chega, pois, de comentaristas pedirem para acolher padre, ministros e etc... Mudemos
o convite: “de pé, vamos ao encontro de Cristo, cantando”.
Observe bem o gesto do padre ao chegar ao altar. Ele
beija o altar. Cristo é o nosso altar, é sobre Ele, Jesus Cristo, que
realizamos nossa oferenda. Em outras palavras, o altar representa Cristo, por
isso o padre o beija, saudando com esse gesto do beijo o próprio Cristo. Você
percebe que antes de saudar a assembléia reunida, o padre saúda a Cristo com o
beijo no altar. Em dias mais solenes, quando se usa incenso, o altar é
incensado em sinal de adoração a Cristo. Mas isso será tema de outra reflexão.
Serginho
Valle
Que bom poder ler isso aqui, eu falo tanto sobre isso, mas as pessoas acham que é implicância minha, aliás, esta figura do tal do comentarista não precisa existir... não há necessidade, o silêncio depois de um refrão meditativo, antes do canto de entrada, já é necessário para iniciar a celebração, mas quando chegaremos a este patamar????? acho que nem Deus sabe kkkkkkk
ResponderExcluirQuando se fala de ambientador é no sentido de criar um ambiente para se poder celebrar. Isto é importante para sair do "barulho da rua" e ingressar num ambiente novo, de calma, serenidade para a oração celebrativa. Isto poderá ser feito com palavras, com refrões orantes ou com a contemplação de alguma imagem projetada no datashow, por exemplo, ou ouvindo uma música instrumental bem baixinha.
ExcluirEu acho importante o papel do comentarista ou ambientador, por que temos que pensar naqueles fiéis que vai a igreja pela primeira vez, e o comentarista é aquele que nos situa, ou seja, diz o que vai ou estar acontecendo na Celebração.
ResponderExcluirConcordo plenamente a importância do comentarista.
ExcluirQuando tenho oportunidade de ler um artigo como este, que muito me esclarece,percebo o quanto é urgente os integrantes das equipes de liturgia dedicarem tempo com seriedade e de coração e mente aberta para estudar e compreender verdadeiramente o que celebramos. Que o Espírito Santo nos ajude!Paz e bem!-
ResponderExcluirBom dia,
ResponderExcluirGostaria de saber quem entra na com velas e a cruz?
Coroinha Acólitos ministros.
ExcluirPra mim o comentarista é muito importante na missa.
ResponderExcluirCom alegria, acolhamos a procissão de entrada cantando!
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