Do grego, “eikon” e
“stasis” (estação ou ação de colocar). Outras terminologias consideram
“eikonóstasis” (eikon = quadro e stàsis = lugar): o local onde são colocados os
ícones, nas igrejas orientais. A ikonastase é a grande divisão que separa a
nave do santuário e onde se encontram os ícones voltados para a nave da igreja.
O
ícone mais nobre, normalmente aquele do Salvador (ou o ícone da Trindade) é
colocado no lado direito das portas santas, que se abrem no centro da ikonastase.
Do lado esquerdo se encontra, normalmente, o ícone da Mãe de Deus, a Theotokos.
Mas, pode ser também uma parede com ícones, encimada por um crucifixo que, no
rito grego, separa a nave da igreja do altar (bema).
A
ikonostase tem três portas: a do meio, que se chama “santa”, onde entram o
bispo, o sacerdote e, em certas ocasiões, o diácono. As outras duas, uma conduz
à “prothesis”, outra ao “diaconikon”, a sacristia, no rito latino.
Nos
tempos primitivos, a Iconostase era provavelmente uma tela colocada na parede
no extremo oriental da igreja, ainda preservada na Rússia pelos antigos ritualistas.
A partir do 7º Concílio Ecumênico e do ano 843, com o fim das polêmicas
iconoclastas e a queda do Império Bizantino (século XV), a ikonostase assume a
forma atual.
Os
Santos Padres previram o prédio da igreja formado por três partes místicas,
conferindo à ikonostase um significado simbólico do limite entre dois espaços:
o divino e o humano, o eterno e o transitório. O simbolismo dos ícones explica
que a ikonostase, mesmo separando o espaço divino do humano, também une os dois
espaços como local e como modo de ser realizar a reconciliação entre Deus e a
humanidade.
As
portas centrais da iconostase, duplas, chamam-se “portas reais” porque por elas
saem e entram os Santos Dons, o Santo Cálice com a Eucaristia e a Santa Cruz.
As portas laterais são chamadas de “porta norte” e “porta sul”, ou portas do
diácono; são ornamentadas com os ícones dos arcanjos Miguel (porta sul) e
Gabriel (porta norte). Nas Portas Reais estão colocados os ícones dos quatro evangelistas.
No centro das Portas Reais está o ícone da Anunciação da Santíssima Theotokos,
já que este evento é o prenúncio e o começo da Salvação. Sobre as Portas Reais
é colocado um ícone da Última Ceia, indicativo do Mistério da Eucaristia.
Serginho Valle (compilação)
Abril 2018
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