19 de set. de 2020

Acolhimento na Pastoral Litúrgica Parquial




O tema do acolhimento é uma atividade pastoral de suma importância. Acolher é um modo de testemunhar a fé e o Evangelho; é manifestação da caridade fraternidade. Vários textos do Evangelho são explícitos quanto ao acolhimento. O mais claro e incisivo encontra-se em Mt 25,31-46. É o conhecido texto do acolhimento de Jesus Cristo na pessoa do faminto, do sedento, do nu... O texto não confunde acolhimento com recepção, mas acolhimento com atitude para dar de comer, de beber, vestir... Entende-se que o acolhimento é o critério base da caridade fraterna e, o que não deixa de ser surpreendente, é o critério base do juízo final. “No final de nossas vidas seremos julgados pelo amor”, diz São João da Cruz. O critério do julgamento é o amor acolhedor.

A Igreja acolhe a comunidade 
           O conceito de acolhimento tem um precedente que precisa ser considerado em se tratando de Pastoral Litúrgica Paroquial (PLP): a comunidade. O acolhimento da comunidade como Igreja é uma atividade da PLP. O ministério da acolhida acolhe quem vem celebrar em nome da Igreja que vive na comunidade. 

      Acolher a comunidade nas celebrações litúrgicas significa favorecer a experiência de se sentir acolhido, de ter uma referência, de sentir o pertencimento, fazer experiência de comunhão e participação. É de uma comunidade acolhida que nasce a comunidade acolhedora, fonte de ministérios de acolhida para acolher o outro. O exemplo Bíblico da comunidade apostólica, relatado em At 2, causava admiração a todos: “vede como eles se amam” (At 4,32ss).

 
Acolhimento: exercício de hospitalidade 
            Do ponto de vista cristão, o acolhimento é um exercício e uma atividade de hospitalidade. Em nosso tempo, é um processo de conversão: mudar o conceito de hostilidade para hospitalidade. Existe uma dinâmica de hostilidade camuflada na vida social, que vai deste a concorrência, passa pela competição e pelo fingimento de se alegrar com o sucesso do outro. O exemplo é propositadamente exagerado para evidenciar o contexto competitivo, no qual vivemos. E, onde existe competição o outro pode atrapalhar planos pessoais e, nesse caso, não pode ser acolhido. Pode ser apenas respeitado nos parâmetros do “politicamente correto.” 
           Na comunidade cristã, o exercício do acolhimento é um exercício de solidariedade que começa com a capacidade de ter olhos para ver as necessidades do outro e agir para favorecer nele vida saudável. Solidariedade fraterna que envolve toda a comunidade para socorrer a vida ameaçada por algum sintoma de morte.

Ministério do acolhimento na PLP 
            Existe uma limitação, que eu classificaria como “muito grande”, na compreensão de ministério da acolhida na PLP: limitar a atividade ministerial à recepção dos celebrantes. Sim, é uma acolhida, mas a atividade ministerial não se limita à atividade de recepcionista e distribuição de subsídios usados na celebração. O ministério da acolhida não se limita a atividade de recepcionistas e atenção para que tudo esteja bem durante a celebração. Sim, isto faz parte e é importante que aconteça no momento celebrativo da comunidade. O ministério da acolhida tem um algo a mais.  
           O acolhimento na PLP é mais amplo e se estende a todos os Sacramentos. Pessoas com testemunho de vida cristã e experientes podem se dispor a acolher e ajudar na preparação do Sacramento da Penitência oferecendo condições para uma boa preparação. 
            Uma atividade de acolhimento muito bonita e enriquecedora poderá ser feita na celebração do Sacramento da Unção dos Enfermos. O ministério da acolhida acolhe o enfermo e a família na preparação para celebrar a Unção dos Enfermos em família. O ministério do acolhimento, neste caso, poderá ser exercido pelo agente da Pastoral da Saúde em conjunto com a PLP. 
        Outro exemplo é no Sacramento do Matrimônio. Um ministério a ser exercido por casais experientes e cultivadores da vida cristã. Acolher o casal, conversar sobre como compreendem o casamento, que projetos têm para a vida a dois, como pretendem cultivar a fé e a religião na futura família... Por se tratar de PLP, o ministério do acolhimento pode partilhar as primeiras sugestões de como realizar a celebração matrimonial. O ministério da acolhida é a comunidade dando as boas-vindas ao casal para celebrar o casamento; uma demonstração que a comunidade se alegra com o casamento deles. 
            O campo das celebrações de bênçãos é vasto no sentido do acolhimento. A Igreja tem um rico ritual de bênçãos que, por ser ritual litúrgico, consta de celebrações e não apenas do gesto de bênção e aspersão com água benta. Acolher casais grávidos e abençoa-los, acolher namorados e abençoa-los, acolher crianças e abençoa-las, acolher quem traz algum objeto para benzer e propor uma palavra evangelizadora... Acolhimento, preparação e realização do rito.

São propostas, nas quais o ministério do acolhimento não é apenas recepcionista, embora este serviço seja importante. No texto, procurei evidenciar que o ministério do acolhimento na PLP é um serviço que contempla o primeiro contato e o início da preparação celebrativa.

Serginho Valle
Setembro 2020


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.