23 de jan. de 2021

Espiritualidade batismal e crismal na pastoral litúrgica

 

Do ponto de vista da espiritualidade, a Pastoral Litúrgica precisa atender para o momento único e decisivo na vida dos cristãos: o Batismo. É um momento decisivo que afeta a vida inteira. Hoje, existe o fato de se batizar crianças recém-nascidas, sem condição de tomar uma decisão existencial. Disto a decorrência de todo um processo catequético pós Batismo para favorecer a correspondência ao compromisso existencial assumido no Batismo. O meio pastoral para isso acontecer é pela catequese crismal.

Conhecemos as dificuldades existentes em nossas comunidades e, entre muitas, uma delas é o esquecimento da espiritualidade cristã na formação batismal e crismal daqueles que irão receber estes Sacramentos. Nem todos os ditos “cursos de preparação” e a denominada “Pastoral da Crisma” insistem na importância do crescimento da espiritualidade cristã e no compromisso existencial decorrentes do Batismo e da Crisma.

A Pastoral Litúrgica da comunidade, juntamente com a Pastoral da Catequese, é desafiada a refletir e encontrar meios pedagógicos para incrementar e valorizar a espiritualidade cristã naqueles que participarão das Liturgias do Batismo e da Crisma. O processo inicia-se na preparação dos pais e padrinhos e continua na formação pessoal, até quando aquele recém-nascido, que foi batizado sem condições de decidir, possa assumir conscientemente o compromisso cristão e acolher a proposta da espiritualidade do discipulado pela e na catequese crismal.

 

Formação pedagógica pelas celebrações

A formação necessária e a introdução na via da espiritualidade cristã podem contar com o recurso pastoral de celebrações litúrgicas, seja com as celebrações catecumenais, como com aquelas celebrações consideradas temáticas ou pedagógicas. Celebrações realizadas em contextos orantes para proporcionar experiência de oração litúrgica e incentive a caminhar na estrada da espiritualidade cristã.

Não é uma prática nova e nem novidade pastoral. Na Igreja antiga existiam várias celebrações, no decorrer do tempo catequético catecumenal, para preparar espiritualmente aqueles que iriam receber o Batismo e a Crisma. Nestas celebrações, através das homilias de bispos, padres e catequistas, dava-se atenção particular à espiritualidade que resultaria na vivência em Cristo, na vivência cristã da vida nova em Jesus Cristo.

Hoje, grande parte das comunidades, graças ao projeto pastoral com intenção de recuperar efetivamente o caminho do catecumenato, está adotando a prática formativa pelo caminho celebrativo litúrgico. Os frutos começam a aparecer seja no crescimento espiritual de adolescentes e jovens, seja no surgimento de novas lideranças comunitárias. Esta é uma atividade própria da Pastoral Litúrgica Paroquial.

Serginho Valle

Dezembro de 2020

 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.