2 de jan. de 2021

Espiritualidade vivencial no Batismo e na Crisma

A Liturgia é a fonte da espiritualidade cristã. Uma fonte que dessedenta a sede de vida com a graça e a luz do Espírito Santo. Uma fonte que não somente revigora a vida do celebrante, mas também compromete quem celebra a Liturgia com um estilo de vida proposto por Deus, especialmente presente no Evangelho.

As consequências na vida pessoal, que os Sacramentos do Batismo e da Crisma trazem, requer uma resposta de vida que seja de acordo com a graça (presença de Deus) na vida pessoal de cada cristão. É justamente essa resposta de vida que marca e caracteriza a espiritualidade litúrgica do Batismo e da Crisma. Viver a espiritualidade batismal e crismal é fazer memória, atualizando na vida cotidiana, a realidade da Páscoa de Cristo. Por este motivo, a espiritualidade batismal e crismal não se volta exclusivamente para o alto, pois tem como característica ser extremamente vivencial.

Na prática, estou dizendo que quem celebrou na própria vida a Liturgia batismal e crismal compromete-se para sempre por meio dessa celebração. Trata-se, portanto, de uma celebração que, de per se, exige a maturidade da opção, o que deverá ser reforçado na prática existencial que produz compromisso dos pais, no Batismo de crianças, nos adolescentes, jovens e adultos, na celebração da Crisma.

Se é no Evangelho que encontramos a fonte da espiritualidade litúrgica do Batismo e da Crisma, são as cartas apostólicas que se encarregam de demonstrar como a espiritualidade da celebração batismal e crismal traçam o perfil de vida para um celebrante (Cf. Cl 2,12 e 1Pd 3,21). São textos indicadores que a importância de viver a espiritualidade, que um dia foi celebrada na fonte batismal e na unção crismal, está em assumir o Batismo e a Crisma com a atitude de vida proposta por Jesus. Ou seja, trata-se de deixar o Espírito Santo de Deus, que em nós habita desde o dia do Batismo e confirmado na Crisma, aja e oriente o nosso viver em todo e em qualquer momento da vida.     Na prática, como demonstram vários textos das catequeses dos padres da Igreja, trata-se de recusar o pecado, recusar a lógica do mundo e assumir os valores do Reino de Deus, para ali agir como fermento na massa (Lc 13,21), como sal e luz no meio do mundo (Mt 5,13). Nisto está a prática concreta da espiritualidade batismal e crismal.

Juntamente com a importância de explicar o que significam e quais efeitos causam os Sacramentos do Batismo e da Confirmação na vida de quem os recebe, é importante traçar o estilo de vida que os dois Sacramentos exigem a quem é Batizado e Crismado.

Serginho Valle

Novembro de 2020

 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.