9 de jan. de 2021

Para que serve a Liturgia na comunidade?

 



No tempo que eu ministrava cursos de Liturgia em comunidades paroquiais, eu costumava iniciar com uma pergunta bem provocadora: para que serve a Liturgia na sua comunidade? Cada representante recebia um papel e deveria elencar a finalidade e a serventia da Liturgia na sua comunidade.

Depois de propor a pergunta, eu ficava observando as reações dos cursistas. Alguns abaixavam a cabeça, outros olhavam para o alto, alguns mordiam a tampa da caneta, outros coçavam a cabeça... As mesmas reações do aluno que foi pego de surpresa na prova; o aluno ou aluna não estudou aquele ponto da matéria e o professor foi perguntar justamente sobre aquele argumento que não havia estudado.

As reações dos cursistas eram sintomáticas, reveladoras de algo que se tornou habitual e, por isso, desnecessário encontrar algum motivo especial para ser questionada. Sempre foi assim, sempre existiu, então: por que eu preciso me questionar sobre a serventia ou finalidade da Liturgia na comunidade?

Voltando aos cursos, depois de breve silêncio, uma pergunta quase que se repetia em todas as comunidades, de norte a sul, de leste a oeste: quando o senhor fala de Liturgia está querendo dizer que é a Missa? Minha resposta era sempre a mesma: sim, pode ser! Outra pergunta: o terço conta? Repetia a mesma resposta: sim, pode ser. Outro dizia, as confissões e os casamentos contam? ... Eu respondia da mesma forma: sim, pode ser. Uma espécie de nervosismo tomava conta da sala e todos riam ou murmuravam algum desabafo.

Depois vinham as respostas. Uma grande parte das folhas com uma única reposta, e bem lacônica: a Liturgia serve para rezar. Outra resposta famosa era: a Missa na nossa comunidade é muito bonita. Uma terceira resposta, que lembro bem: a Liturgia serve nos reunir, rezar e cantar na igreja.

Estas respostas serviam como termômetro para o meu curso. Pelo teor das respostas eu podia avaliar o nível litúrgico da comunidade. Não posso esquecer de ter sido surpreendido em muitas comunidades com repostas que chamavam atenção, como por exemplo: serve para atrair pessoas para a quermesse ... serve para invocar milagres nas Missas de cura e libertação ... serve para nos emocionar diante de Deus.

De outro lado, em muitas comunidades, eu era positivamente surpreendido com respostas de uma caminhada de formação litúrgica bem adiantada. Graças a Deus, encontrei comunidades que estudavam Liturgia regularmente e, neste caso, as respostas sobre a utilidade da Liturgia na comunidade mostravam várias direções e — no contexto da pergunta — várias serventias para a comunidade. Respostas como: a Liturgia é a alma da nossa pastoral, é um momento adorante, tem uma finalidade pedagógica, a Liturgia serve para renovar o compromisso com o Evangelho, a Liturgia é a fonte da Igreja e das pastorais... Encontrei comunidades que tinham encontros formativos a cada três meses. Ali as repostas eram de outro nível, modeladas em tonalidades da Teologia Litúrgica, respostas que demonstravam o caminho de uma formação litúrgica.

Diante disso, você já pode compreender que eu sempre precisava ir preparado com, pelo menos, três níveis de cursos: um para iniciantes, que estavam no ponto morto, outro para quem já tinha uma noção e andava em terceira marcha, e outro, para quem já andava na quinta marcha.

 

Finalidade da Liturgia e Pastoral Litúrgica

A busca da finalidade da Liturgia na comunidade — o para que serve a Liturgia na comunidade? — é um questionamento fundamental para se ter um rumo, metas e estilo celebrativo na comunidade. E aqui, não estou me limitando à Missa, mas a tudo aquilo que respeita à Liturgia, seja sacramentos, sacramentais, piedade popular...

Para quem, na comunidade, se dedica à Pastoral Litúrgica, esta é a primeira questão que precisa ser colocada: para que serve a Liturgia na comunidade? A partir desta questão inicia-se o processo de busca de respostas pela reflexão, pelo estudo, pela oração, pela criatividade...

Se Equipe Litúrgica, que é a responsável pela Pastoral Litúrgica Paroquial não colocar esta questão – para que para serve a Liturgia na comunidade? – aquela Equipe Litúrgica Paroquial se limitará a fazer escalas de leitores e músicos para a Missa. Tudo continuará por muitos anos do mesmo modo com a tendência de se repetir uma das respostas que mais freia a criatividade litúrgica: “aqui sempre foi feito assim.”

Este “aqui sempre foi feito assim” virou dogma em muitas comunidades. Tornou-se uma verdade intocável, que ninguém pode mexer ou questionar. E desse modo, em vez de tornar a Liturgia um caminho de Emaús, a transformam em peça de museu.

 

Finalidade da Liturgia em várias dimensões

A resposta ao questionamento – para que serve a Liturgia na comunidade – deve ser procurada em diferentes dimensões, como por exemplo, a dimensão espiritual, a dimensão da formação cristã, a dimensão do discipulado...

A Equipe Litúrgica Paroquial não pode se limitar a fazer escalas de leitores porque para isso não precisa nem mesmo uma equipe; uma pessoa, como por exemplo, o secretário ou secretária da paróquia, faz como parte de suas atividades.

A Liturgia tem uma função fontal, de fonte, de coração da comunidade. É neste aspecto que os membros da Equipe da Pastoral Litúrgica Paroquial precisam focar sua atenção para perceber para que serve a Liturgia na comunidade.

Serginho Valle

Janeiro de 2021


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.