6 de mar. de 2021

Matrimônio e a Ordem: modos diferentes de viver o mesmo Evangelho

 Os sacramentos do Matrimônio e da Ordem são modos diferentes de viver o mesmo Evangelho. São estados de vida santificadores que caminham na mesma estrada de Jesus, no caminho do Evangelho. Dois sacramentos que tem a ver com o estado de vida, com o modo de viver a vida cristã. Os cristãos que escolhem a vida matrimonial e aqueles que escolheram a vida sacerdotal vivem uma idêntica espiritualidade, a espiritualidade do Evangelho, na sua essência, mas diferente no jeito de viver, na missão e na mística que os santifica.

          Uma vez batizado e crismado, o cristão está diante de Deus e na Igreja como alguém comprometido com os valores do Evangelho. Como alguém que se comprometeu com o Evangelho, melhor dizendo. O Evangelho torna-se regra de vida e, de acordo com seu estilo de vida — celibatário, matrimonial ou sacerdotal — é chamado (vocacionado) a viver inserido no projeto de Jesus Cristo e fazendo de sua vida “uma oferta viva, santa e agradável ao Pai” (Rm 12,1). Este princípio existencial é válido para todos os estados de vida cristã, embora seja vivenciado de maneira diferente.

          Do ponto de vista da espiritualidade litúrgica, a mística cristã nos sacramentos do Matrimônio e da Ordem, propõe viver o Evangelho como ato de oblação ao Pai, para que a vida seja uma oferenda viva, santa e agradável (Rm 12,1). A espiritualidade cristã, portanto, seja na Ordem como no Matrimônio, tem a mesma mística oblativa. O que muda, sendo repetitivo, é o modo de viver esta mística. O estado de vida é diferente, por isso o modo de viver torna-se também diverso.

            Um estudo ou uma reflexão mais detalhada da celebração litúrgica de uma ordenação e de um casamento não apresentará um paralelo, mas confluências, caminhos que conduzem ao mesmo objetivo: viver em Cristo, iluminar a vida com o Evangelho, caminhar na estrada de Jesus e transformar a vida em oblação santa e agradável ao Pai. Na prática, as duas celebrações, considerando a Liturgia da Palavra e a eucologia, sacramentam um projeto de vida e um caminho de santidade. Isto acontece quando a vida é transformada em culto, quer dizer, a vida é uma celebração realizada no Espírito Santo que vive em quem foi batizado e crismado.

Serginho Valle

Março 2021

 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.