8 de dez. de 2016

Liturgia Sacramental Eucarística

A celebração Eucarística é celebrada ao redor de duas Mesas: aquela da Palavra, o ambão, e aquela Eucarística, o altar. Os ritos realizados em ambas as mesas são chamados Liturgia da Palavra e Liturgia Sacramental respectivamente. Ambas se caracterizam pela presença sacramental de Jesus, na Palavra e nos dons eucaristizados. Nosso tema, sempre na ótica do processo da comunicação litúrgica, considera agora a Liturgia Sacramental Eucarística. 

Estrutura da Liturgia Sacramental Eucarística 
Como é próprio da comunicação Litúrgica, a Liturgia Sacramental acontece dentro de um processo comunicativo dialógico em suas diferentes linguagens. Estruturalmente, inicia-se com os ritos ofertoriais, passa-se aos ritos de ação de graças da Oração Eucarística e se conclui com os ritos da partilha Eucarística, encerrando-se com a coleta pós-comunhão. 
É uma comunicação totalmente dialogal: a Igreja, em seus celebrantes aproxima-se do altar e oferece seus dons. A resposta divina é a consagração dos dons e a presença sacramental de Jesus Cristo no meio da assembléia pela ação do Espírito Santo. Os celebrantes se aproximam novamente do altar e Jesus se reparte (se faz pão e vinho partilhado) para alimentar a todos, no rito da "fractio panos" (fração do pão). Por fim, o agradecimento e a súplica, da parte da Igreja, na coleta pós-comunhão. 
É uma estrutura comunicativa necessária de ser conhecida, considerando que cada momento tem um modo próprio de se comunicar. Um é o modo comunicativo de acolher, preparar e apresentar as oferendas. Outro é o modo de se comunicar no momento da Oração Eucarística e, diferente ainda, é o modo comunicativo nos ritos preparatórios para se participar da comunhão Eucarística. 
Num momento, a comunicação celebrativa realiza-se com movimentos — as procissões — depois a comunicação entra no silêncio — oração Eucarística —  depois se concentra em gestos de partilha — ritos de comunhão —. Cada um destes movimentos comunicativos serão tratar individualmente.
Serginho Valle  
2016. 


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.