8 de dez. de 2017

Equipe Litúrgica Paroquial

A organização da Pastoral Litúrgica Paroquial (PLP) consta, basicamente, de duas equipes: Equipe Litúrgica e equipes de celebrações. Como demonstrado pela redação gramatical, tem uma única Equipe Litúrgica e várias Equipes de Celebrações. Quem anima a PLP é a Equipe Litúrgica e quem anima as celebrações de todos os Sacramentos e Sacramentais são diferentes Equipes de Celebrações. 
            Vale lembrar que documentos litúrgicos consideram separadamente o Ministério de Música e a equipe responsável pela arte sacra e arquitetura. Noutro momento trataremos destas duas atividades. Neste momento vamos considerar apenas a Equipe Litúrgica.

Função da Equipe Litúrgica
A Equipe Litúrgica é responsavél pelo planejamento, coordenação,  assessoria e avaliação da vida litúrgica da paróquia. A primeira e mais empenhativa função da Equipe Litúrgica é a coordenação de todas as equipes de celebrações, para que as celebrações comunitárias sejam participativas e produzam frutos na comunidade.  
Função importantíssima da Equipe Litúrgica é a dinamização formativa dos agentes que atuam na PLP. Não se pode pensar em PLP com pessoas que desconhecem o que seja Liturgia ou que tenham um conhecimento básico e superficial. Quem atua na PLP precisa conhecer Liturgia.
Outra atribuição da Equipe Litúrgica Paroquial é a organização das grandes celebrações e solenidades, como por exemplo Natal, Semana Santa, festa do pradoeiro, Corpus Christi, etc... Responsável, não no sentido de preparar tais celebraações, mas em coordenar e formar equipes de celebrações para que tais celebrações tenham a solenidade que merecem.
Quanto ao espírito de atuação na comunidade, a Equipe Litúrgica Paroquial caracteriza-se pela dedicação em vista de celebrações bem feitas, entendendo-se neste caso, celebrações participadas, orantes e orientadas para o crescimento no discipulado de Jesus. Neste sentido, a Equipe Litúrgica tem uma grande responsabilidade em favorecer o crescimento da vida espiritual na comunidade.

Composição da Equipe Litúrgica Paroquial
A Equipe Litúrgica paroquial é composta por um grupo pequeno de pessoas, entre 7 e 10 pessoas, por exemplo. Uma equipe pequena e enxuta com a finalidade de agilizar as atividades, considerando que a PLP é muito dinâmica e ativa. Pela minha experiência, considero que uma equipe de até 8 membros seria o suficiente para desempenhar bem sua função.
Para se evitar monopólios, o cansaço e a rotina da mesmice, a Equipe Litúrgica Paroquial poderá coordenar a PLP num triênio, por exemplo, sendo substituida assim a cada 3 anos por uma nova Equipe Litúrgica Paroquial. Para cada triênio, é importante que a Equipe Litúrgica Paroquial obedeça um cronograma de projetos a longo prazo, dando contínuidade ao que já está em andamento para evitar recomeços, que acabam emperrando a caminhada da PLP.

Reuniões da Equipe Litúrgica Paroquial
            A Equipe Litúrgica Paroquial poderá reunir-se pelo menos uma vez por mês, em vista de avaliar o andamento das celebrações, preparar atividades com os membros de equipes de celebrações, apresentar propostas pastorais, resolver os problemas que sempre surgem... As reuniões mensais poderão ser divididas em três momentos: oracional, estudo e assuntos práticos.
            Outras reuniões, de caráter extraordinário, podem acontecer na proximidade de grandes celebrações litúrgicas, citadas acima: Natal, Páscoa... Neste caso, as reuniões se caracterizam como organizacionais para escolher ou formar equipes de celebrações, para preparar subsídios, se for o caso... Poderá haver outros motivos para reuniões extraordinárias quando, por exemplo, algo indesejavel está prejudicando a vida litúrgica da comunidade.

Membros da Equipe Litúrgica Paroquial
            Retomando o item da composição da Equipe Litúrgica Paroquial, proposto acima, uma possível composição poderá contar com os seguintes membros: padre, coordenador, secretário, representante dos músicos, responsável pela formação litúrgica, ministro da Eucaristia, catequista, representante de movimentos. Um total de 8 pessoas. Repito: não se trata de uma proposta estrutural fixa, mas de uma sugestão.
            O motivo da escolha destes membros. O padre, porque é o primeiro responsável pelas atividades litúrgicas na comunidade; a necessidade de alguém para coordenar os trabalhos e um secretário para as anotações e redações de atas das reuniões. O representante dos músicos é alguém que entende de música e é conhecedor da música Litúrgica e terá a função de organizar encontros com os músicos da comunidade para ensaios de canto e de formação musical. O responsável pela formação litúrgica tem a função de promover a formação litúrgica na comunidade para os membros das equipes de celebrações e para o povo em geral. O responsável pelo Ministro da Eucaristia fará o elo com o corpo dos ministros da Eucaristia no que respeita a orientações de caráter celebrativo. O catequista terá a função de promover celebrações litúrgicas ou encontros celebrativos no contexto da catequese paroquial. O representante dos movimentos será o contato entre os movimentos eclesiais presentes na comunidade a respeito de atividades litúrgicas em consonância com a proposta litúrgica da comunidade.
            Mesmo tendo funções específicas, cada um dos membros atua em comunhão e com direito a opinar e participar da sugestão de todos. Assim, por exemplo, o ministro da Eucaristia poderá opinar como celebrar na catequese, e o músico como organizar oespaço celebrativo. Formam uma equipe e cada qual com funções específicas.
Serginho Valle

Dezembro 2017
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.