A formação e a espiritualidade litúrgicas são os pilares da Pastoral Litúrgica Paroquial (PLP)

A paz do Senhor!

A finalidade deste espaço é oferecer material de formação litúrgica para quem atua em ministérios litúrgicos na comunidade paroquial. Seja muito bem-vindo e bem-vinda. Se quiser e puder deixar sua contribuição, agradeço muito. (Serginho Valle)
Tecnologia do Blogger.

Postagens recentes

Liturgia: Coração da Unidade Eclesial

  A primeira viagem apostólica do Papa Leão XIV à Turquia , no final de novembro de 2025, foi avaliada como um gesto significativo em favor ...

Pesquise aqui

Total de visualizações

Pesquisar neste blog

Home Ads

Meu perfil

Minha foto
São José do Rio Preto, São Paulo, Brazil
Paz e bem! A celebração da Liturgia é uma arte e, como acontece no exercício de toda arte, só celebra bem quem bem conhece a linguagem da arte litúrgica celebrativa.

Serviço de Animação Litúrgica

Serviço de Animação Litúrgica
Para acessar as propostas celebrativas dominicais acesse: www.liturgia.pro.br

Facebook

Publicações recentes

JSON Variables

8 de jul. de 2015

Ambão - Mesa da Palavra


Palavra de origem grega – anabáino = subir —. No espaço celebrativo indica o lugar reservado (e também o móvel) para a celebração dos ritos da Liturgia da Palavra. Sendo local dos ritos da Liturgia da Palavra, entende-se que do ambão são proclamadas as Leituras, o salmo responsorial, o Evangelho, a homilia e a oração dos fiéis (IGMR 309).
O ambão não deve ser usado para comentários, direção dos cantos e nem para os comunicados (avisos) da comunidade. O ambão, como o altar, é também considerado uma mesa; a mesa sobre a qual Deus alimenta seu povo com a Palavra e dialoga com o povo, quando este apresenta suas preces. Por este motivo, é conveniente que ambão e altar tenham o mesmo formato e sejam feitos do mesmo material, indicando assim o diálogo e a sintonia que existem entre as duas mesas. Isto dá a entender também que o ambão não é uma simples estante (IGMR 309).
 

0 Comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.