30 de dez. de 2015

Celebrações de fim de ano

As celebrações de fim de ano pode se tornar pesadas devido o leque de temas e enfoques que temos no fim de um ano civil e início do outro. Eis a lista: Maria Mãe de Deus, fim do ano, início do ano novo, dia paz.

         Como conciliar tudo isso dentro da celebração litúrgica? Dando preferência ao centro da celebração, que é a Solenidade de Maria, Mãe de Deus. Uma celebração que se caracteriza como ação de graças pelo mistério da encarnação e da geração do Filho de Deus pela Virgem Maria. Este é o motivo central da teologia celebrativa desta data de 1º de janeiro. Os demais temas poderão entrar em diferentes momentos da celebração, ou como motivações, ou como preces ou como propostas de vida para o ano novo que se inicia.
            Além do mais, as leituras também oferecem oportunidade de recordar estas várias datas. A primeira leitura e o salmo responsorial, por exemplo, refletem sobre a bênção à humanidade que, no contexto celebrativo, refere-se ao nascimento de Jesus Cristo. No tema de início de ano, poderá ser como um desejo que a Liturgia faz a todas as pessoas: que sejam abençoadas por Deus e sejam abençoadas com a presença divina em suas vidas.
            Creio que o melhor modo de resumir tudo isso é a mensagem que está no evangelho: “encontrarão um menino envolvido em faixas”. Na simplicidade de um presépio, ali está a bênção de Deus para a humanidade; ali está o caminho para a vida que se iniciará com o novo ano; ali está a nossa salvação. No início deste novo ano, basta mostrar Jesus e pedir que todos saibam ver na simplicidade dos acontecimentos da vida a presença de Deus e de sua misericórdia agindo entre nós. 
            Feliz ano novo!

Serginho Valle



No final deste ano de 2015, quero agradecer a todos que me acompanharam no blogue e em outros meios das redes sociais e desejar um feliz e abençoado 2016.

Lembro ainda que estarei entrando em férias, no início de janeiro, por isso minhas publicações serão reduzidas e dependentes das condições tecnológicas de onde passarei as férias.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.