25 de jan. de 2016

O Altar nas celebrações não Eucarísticas

O altar é o espaço litúrgico-celebrativo da Eucaristia. Por isso, o mesmo não deveria ser usado fora da celebração Eucarística, em outras celebrações sacramentais ou não sacramentais, transformando-o em suporte de livros ou de alfaias, como a caldeira de água benta, por exemplo. Pior ainda, quando o altar é usado como prateleira para vasos orçamentais, como se vê em alguns casamentos. Altar não é local para se colocar arranjo.
O altar, em celebrações não Eucarísticas, como casamentos, celebrações penitenciais, celebrações da Palavra, e demais sacramentos, atua sempre como referência explícita e direta que conduz à Eucaristia. É o símbolo referencial de que o Sacramento, celebrado em sua presença, vêm da Eucaristia e à Eucaristia se destina. O mesmo vale para celebrações, nas quais acontece somente a Liturgia da Palavra ou, como se denominam em algumas localidades, os cultos presididos por ministros ou ministras não ordenados. A celebração acontece no espaço celebrativo do ambão e o altar ali está como referência da Eucaristia que não pode ser celebrada. Neste caso, interroga os celebrantes e os leva a refletir sobre o valor da Eucaristia, na comunidade.
Mas, tanto no caso das celebrações da Palavra presididas por ministros, como nas celebrações sacramentais com distribuição da Eucaristia (Matrimônio, Unção dos Enfermos, Crisma fora da celebração da Missa) — como acontece na celebração da Sexta feira Santa — o altar é preparado unicamente para a distribuição da Eucaristia. Não se usa o altar para iniciar celebrações e, para sermos coerentes, nem a Missa deve ser iniciada no altar, como ainda se vê em algumas comunidades.
Concluindo. Minha reflexão tem a finalidade única de valorizar o símbolo sacramental do altar seja como fonte da celebração de todos os sacramentos seja como desejo de dele se aproximar para se ser plenamente alimentado com o Pão Eucarístico em todas as celebrações sacramentais e não sacramentais.
Serginho Valle
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.