11 de dez. de 2015

Um modo de participação ativa



Existem vários modos de participar ativamente da celebração. Um deles é tomando parte das respostas e das orações, como orienta a IGMR 34:

Sendo a celebração da Missa, por sua natureza, de índole “comunitária, assumem grande importância os diálogos entre o sacerdote e os fiéis reunidos, bem como as aclamações, pois não constituem apenas sinais externos da celebração comum, mas promovem e realizam a comunhão entre o sacerdote e o povo. (IGMR 34).

A participação nas orações e nos diálogos rituais, tomando parte das respostas, é de suma importância para que a celebração possa acontecer de modo vivo e em condições de envolver a todos. Mas, trata-se de um modo de participação, porque existem outros, como por exemplo, o cantar, as posições corporais, o silenciar...
Este tipo de participação, nas respostas e orações, é denominada de “participação ativa”, porque empenha os celebrantes a tomarem parte da celebração ativamente. Esta participação tem ainda outro aspecto que merece atenção. No tempo que a Missa era em Latim, pelo fato de não se compreender o que se dizia, muitas pessoas rezavam o terço ou faziam novenas no decorrer da celebração. Trata-se de uma prática que, hoje, no modo celebrativo como acontece a Missa, perdeu seu sentido, uma vez que todos compreendem e conhecem as respostas celebrativas. Hora da Missa não é hora de rezar o terço ou de fazer outras devoções. Na hora da Missa todo são chamados a se ocuparem unicamente com a celebração Eucarística, seja nesta participação ativa das respostas e orações, seja em outras formas participativas.
Serginho Valle






← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.