16 de dez. de 2015

Missa é festa! - Que festa!?!

Tenho certeza que você já ouviu, quem sabe leu em algum livro ou revista que a Missa é uma festa. Quem falou assim estava certo. Certissimo. É verdade que a gente quase não vê sinais de festa na Missa, ao menos do jeito que nós brasileiros entendemos festa. Tem cantos, ornamentos, às vezes se bate palmas, uma que outra vez acontece uma coreografia ou dança... e termina por ai. Alguém já me disse que Missa é uma festa “séria”, sem riso nem alegria, com pouco pão e sem bebida para os celebrantes.
            Parece verdade! Só que a Missa como festa tem outro significado e outra motivação. É a festa da grande fraternidade e da grande comunhão. É o encontro com Deus e com os irmãos para repartir o pão, o vinho, a vida. É uma festa onde sobra, exagera-se, na comunhão e na partilha. É a festa da grande partilha. Um modo gratuito de dividir o pão e o vinho, a paz, a oração, a alegria e, principalmente, a vida. Na verdade, a festa da Missa proclama que repartir a vida e fazer comunhão com Deus e com os irmãos é a grande festa do viver e do sentido da vida.
            Você começa a entender essa festa quando sente a presença de Deus dividindo com você e no meio da gente. “Ele está no meio de nós”, não é isso que aclamamos várias vezes na Missa? É uma festa sentir Deus repartir sua Palavra, o pão, a paz e serenidade durante aquele momento de celebração. É uma Páscoa; é Deus passando no nosso meio e dividindo vida. Que festa! Que bela festa!
            Tudo bem, até posso aceitar sua contestação quando me diz que toda festa tem fartura de comida e bebida. Concordo com você, mas em parte. Tem... e não tem... Se for fartura de comer e beber à vontade, isso não tem. Mas se é fartura de pão e vida para todo mundo, aí sim, a Missa é uma grande fartura. Distribui-se o pão da vida para todos. Cada um tem um pedaço e Deus se faz todo inteiro em cada um. É fartura de pão, de vida, da partilha. Que festa! Quando isso é aprendido e colocado em prática no depois da Missa, então você entenderá que a Missa transforma a vida comunitária numa grande festa de viver dignamente.
Serginho Valle

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.