A formação e a espiritualidade litúrgicas são os pilares da Pastoral Litúrgica Paroquial (PLP)

A paz do Senhor!

A finalidade deste espaço é oferecer material de formação litúrgica para quem atua em ministérios litúrgicos na comunidade paroquial. Seja muito bem-vindo e bem-vinda. Se quiser e puder deixar sua contribuição, agradeço muito. (Serginho Valle)
Tecnologia do Blogger.

Postagens recentes

Por que conhecer o que se celebra é condição para celebrar bem?

Descubra por que conhecer o que se celebra é essencial para celebrar bem na Liturgia. Entenda o sentido dos ritos, aprofunde sua participaçã...

Pesquise aqui

Total de visualizações

Pesquisar neste blog

Home Ads

Meu perfil

Minha foto
São José do Rio Preto, São Paulo, Brazil
Paz e bem! A celebração da Liturgia é uma arte e, como acontece no exercício de toda arte, só celebra bem quem bem conhece a linguagem da arte litúrgica celebrativa.

Serviço de Animação Litúrgica

Serviço de Animação Litúrgica
Para acessar as propostas celebrativas dominicais acesse: www.liturgia.pro.br

Facebook

Publicações recentes

JSON Variables

18 de dez. de 2015

Magnificat


Primeira palavra do cântico de ação de graças cantado por Maria, no momento da visita de sua prima Santa Isabel (Lc 1,46-55). O texto do Magnificat é um resumo perfeito da espiritualidade dos salmos, inspirado nos pobres, isto é, naqueles que se colocam totalmente aos cuidados de Deus e têm em Deus a única segurança de suas vidas.
            Magnificat representa também a fonte espiritual de Maria, Mãe de Jesus, que viveu em humilde disposição, colocando-se totalmente a serviço de Deus. O canto Magnificat é o reconhecimento de que Deus realizou maravilhas em sua vida.
            Na Liturgia, o Magnificat é cantado todos os dias pela Igreja, na celebração das Vésperas, durante a Liturgia das Horas, reconhecendo que Deus guia a Igreja e nela realiza maravilhas. Em todos os finais de dia, portanto, a Igreja canta o Magnificat para entoar um canto de ação de graças por aquilo que Deus fez em seu favor no decorrer daquele dia. Deste modo, a Igreja assume também como seu o cântico de Maria, reconhecendo em Maria a primeira cristã, membro do corpo eclesial, que participa da glória divina.
            O costume de cantar o Magnificat na Liturgia das Vésperas, dizem os estudiosos, foi iniciado na Idade Média. Também a Liturgia da Igreja anglicana canta o Magnificat na sua celebração vesperal.
Nas celebrações solenes das Vésperas, o Magnificat é cantado ou proclamado de pé e, o altar é incensando durante o canto do Magnificat. Antes de iniciar o canto do Magnificat, por se tratar de um cântico evangélico, os celebrantes fazem o Sinal da Cruz. 
 

Duas citações do Magnificat na Instrução Geral da Liturgia das Horas – IGLH

IGLH 50: — Magnificat é um hino de louvor da Igreja
Em seguida, diz-se solenemente, com sua antífona, o cântico evangélico, a saber: para as Laudes, o cântico de Zacarias (Benedictus); e para as Vésperas, o cântico da Virgem Maria (Magnificat). Esses cânticos, ratificados pelo costume secular e popular da Igreja Romana, expressam louvor e ação de graças pela Redenção. As antífonas do Benedictus e de Magnificat é indicada conforme o dia, o tempo ou a festa.

IGLH 266: — Iniciar o Magnificat com o Sinal da Cruz
Todos fazem o sinal da cruz, da fronte ao peito e do ombro esquerdo ao direito:
a) no princípio das Horas, quando se diz: Vinde, ó Deus, em meu auxílio;
b) no início dos cânticos evangélicos, Benedictus, Magnificat, Nunc dimíttis.

(SV)

0 Comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.