Batizados na paróquia
Tenho destacado em minhas redes sociais, especialmente no YouTube — LECTIO LITURGICA — a importância de que a PLP cuide para que as celebrações dos batizados nas paróquias sejam liturgicamente bem conduzidas, tornando-se verdadeiras celebrações evangelizadoras.
Um primeiro aspecto a ser considerado nas celebrações do Batismo é o caráter comunitário e eclesial da celebração. O Batismo não é um evento privado; é uma celebração comunitária, de toda a Igreja e, em termos de localização próxima, é um evento da comunidade. Uma Pastoral Litúrgica eficaz enfatiza a participação comunitária.
O ideal é que ocorra no Domingo, o “Dia do Senhor”, para manifestar o sentido pascal do Sacramento e sua íntima ligação com a celebração da Páscoa do Senhor. Isso insere a pessoa que é batizada na vida eclesial, onde é comunitariamente acolhida no dia em que se celebra a Ressurreição de Jesus Cristo.
Não é uma celebração para ser celebrada, ordinariamente (dentro da normalidade) em chácaras, sítios ou na casa da família do batizado. É para ser celebrada na casa de toda a comunidade, a igreja paroquial.
O Batismo não é uma celebração restrita aos parentes próximos da criança, jovem ou adulto batizado e, menos ainda, uma celebração para ser realizada somente com aquelas pessoas que, por obrigação, devem estar presentes — pais e padrinhos, por exemplo. Quanto mais representantes da comunidade se fizerem presentes, mais significativo se torna o acolhimento do novo membro da Igreja.
Para isso, tanto os responsáveis pelo Batismo da Equipe da PLP como as Equipes de Celebrações dos batizados têm a incumbência de criar momentos de preparação da celebração. A finalidade é propor reflexões que ajudem pais e padrinhos a compreender o que estão celebrando e quais compromissos surge desta celebração.
Uma vez que o Ritual do Batismo oferece oportunidade de escolher leituras e orações, um modo de preparar a celebração com pais e padrinhos é colher sugestões para que possam opinar na escolha de leituras Bíblicas, de cantos litúrgicos e na elaboração de preces. Isso transforma a celebração em um ato consciente de fé e torna mais claro o compromisso que nasce no Batismo, tanto para quem é batizado como para quem o apresenta para ser batizado: pais, padrinhos e a família em geral.
Claro que, para isso, existe a necessidade de uma PLP estruturada e de Equipes de Celebrações do Batismo que não sejam apenas auxiliares de quem preside um Batismo, mas estejam preparadas para tornar as celebrações momentos de evangelização.
Se este tema interessa, no que se refere à PLP, clique no link que estou deixando aqui para conhecer um pouco mais sobre o assunto:
https://liturgiasal.blogspot.com/2025/10/dia-e-local-do-batizado.html
Para ver vídeos sobre a LITURGIA DO BATISMO

0 Comentários:
Postar um comentário
Participe. Deixe seu comentário aqui.