28 de ago. de 2015

Água

Água, elemento essencial para a vida humana, á água tem um vasto campo de significados simbólicos. Do ponto de vista religioso cristão, a água não pode servir à vida se não estiver fecundada pelo sopro divino (Gn 1,2).
Chama atenção, quanto ao simbolismo da água, que a mesma é qualificada como um símbolo duplo, que pode evocar morte e vida, purificação e santificação. Muitas das abluções e aspersões com a água tem um sentido purificador; purificar ou libertar das faltas em vista de tornar a pessoa digna de participar da celebração diante de Deus e com Deus (Ez 36,25; Hb 10,22). Como símbolo da vida, a água simboliza também o nascimento ou o renascimento da vida nova em Deus (Ez 47; Ap 22,1-2).
            O Batismo na água, de João Batista, era preparação para o Batismo no Espírito Santo, o qual também é simbolizado na água (Jo 1,33; Jo 3,3;). Quando a água é fecundada pelo Espírito Santo (Gn 1,2) torna-se um símbolo privilegiado, uma vez que foi consagrada no Batismo de Jesus Cristo, no Jordão, tornando-se água viva, o dom de Deus, que é justamente o dom do Espírito Santo (Jo 4,10). Neste sentido, entende-se também o simbolismo de rios de água viva que jorram do lado aberto de Cristo, dormindo na Cruz (Jo 7,37-39). Deste lado aberto, qual fonte viva correm sangue e água, símbolos dos sacramentos da Eucaristia e do Batismo, que sempre se realizam pela ação do Espírito Santo (Jo 19,34).
            Mergulhados na água, pelo sacramento do Batismo, isto é, na Morte e Ressurreição de Jesus, o homem e a mulher são batizados no Espírito Santo, simbolizados pelo mergulho na água. O Batismo cristão, portanto, é o Batismo (mergulho) no Espírito Santo.

Água benta e aspersões
A água benta é um sacramental, um sinal da bênção divina na vida de cada pessoa. Na aspersão sobre o povo da Vigília Pascal a água recorda o Batismo e, na aspersão dominical, que acontece em algumas celebrações Eucarísticas, esta pode simbolizar tanto a recordação do Batismo, como ser um gesto de purificação penitencial, como acontece nas celebrações dominicais do tempo quaresmal. Seja de um ou de outro modo, em cada aspersão com a água acontece uma renovação dos compromissos batismais de cada celebrante e de toda a Igreja.

Aspersão nos funerais e nas bênçãos
            O gesto de aspergir os restos mortais de um cristão falecido com água benta também mantém uma relação com o Batismo, mas desta vez como recordação de alguém que se comprometeu a viver o compromisso cristão desde o Batismo. A aspersão com a água é uma lembrança e, de certo modo, um reconhecimento de que a pessoa viveu como um cristão batizado. Isto acontece seja no Rito das Exéquias, seja com a aspersão de parentes e amigos, onde é costume deixar um vasilhame com água benta ao lado da eça.
            Quanto ao uso de água benta nas bênçãos, esta significa um sinal de purificação e de pedido da proteção divina, na vida diária. Sendo a água símbolo do Espírito Santo, seu uso nas bênçãos significa a invocação e a presença do Espírito divino naquilo que é abençoado.

Água no cálice, durante a Missa
            Muitos são os significados do gesto da água que o padre coloca no cálice, durante a preparação das oferendas. Os significados da união deste gesto estão relacionada às duas naturezas de Jesus Cristo, humana e divina, à evocação da água e do sangue que sai do lado aberto de Cristo, na Cruz, além de expressar a união e participação dos celebrantes no Sacrifício Eucarístico, como diz a fórmula: “pelo mistério desta água e deste vinho possamos participar da divindade de vosso Filho, que se dignou assumir a nossa humanidade”.  
(SV)


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.