28 de nov. de 2015

As velas da Coroa do Advento

Um significado catequético e ilustrativo das quatro velas da coroa do Advento para ajudar na compreensão e celebração de cada Domingo. De modo geral, sabemos que cada vela representa um dos Domingos do Advento. Com o tempo as mesmas começaram a ganhar nomes. Assim, a primeira vela chama-se VELA DO PROFETA, considerando as profecias do nascimento de Jesus. A segunda vela é chamada de VELA DE BELÉM, recordando o local do nascimento de Jesus. A terceira vela é chamada de VELA DOS PASTORES, recordando sua visita ao presépio e a quarta vela é a VELA DOS ANJOS, lembrando a festa angélica no dia do nascimento de Jesus.

Tais significados promoveram a coloração das velas, a primeira vela é roxa, a segunda vela é verde, a terceira vela é vermelha e a quarta vela é branca. De minha parte, denominaria as duas primeiras velas da Coroa do Advento como VELAS DA VIGILÂNCIA, considerando que os dois primeiros Domingos do Advento celebram o anúncio e a vigilância em vista do final dos tempos. Por isso, duas velas roxas, indicando tanto a vigilância como a penitência em vista da conversão. As outras duas velas, eu as denominaria de VELAS DA ALEGRIA. A do 3º Domingo do Advento, uma vela cor de rosa, por ser a cor litúrgica deste “Domingo gaudete” e, a quarta vela de cor vermelha, pela proximidade do Natal, demonstrando alegria e paz.

Em muitos países existe ainda uma quinta vela na Coroa do Advento, chamada a VELA DO NATAL. É uma vela maior (não do tamanho do Círio Pascal), artisticamente trabalhada para representar a luz divina que trouxe o nascimento de Jesus.

A coroa do Advento tem a finalidade de indicar a proximidade do Natal, por isso remete à preparação espiritual do Natal. A mesma pode ser substituída por outro arranjo simbólico, considerando os elementos básicos, isto é, as quatro velas e as indicações natalinas.

Nos dois primeiros Domingos do Advento, a coroa é simples, constando apenas com as quatro velas. No terceiro Domingo, dada a celebração invocar a proximidade do Natal, acrescentam-se bolas coloridas ou outros símbolos natalinos na coroa.
(Serginho Valle)


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

6 comentários:

  1. Oi p. Serginho, muita paz!
    Eu não entendi em seu comentário algo: Primeiro você colocar as quatros cores: Roxo, verde, vermelha e branca e depois você argumenta um significada para elas e diz as, "duas velas roxas..." Não seria a roxa e a verde? Fiquei na dúvida pois são estas quatro cores q utilizamos na maioria de nossas paroquias... Agradeço sua colaboração. Aguardo.

    ResponderExcluir
  2. Quando falo das duas velas roxas faço referência a uma interpretação pessoal. Eu, pessoalmente, considero que deveriam ser duas velas roxas, uma cor de rosa e outra branca.

    ResponderExcluir
  3. Quando falo das duas velas roxas faço referência a uma interpretação pessoal. Eu, pessoalmente, considero que deveriam ser duas velas roxas, uma cor de rosa e outra branca.

    ResponderExcluir
  4. Penso como o Sergio Valle:duas roxas, uma rósea e outra branca.

    ResponderExcluir
  5. preciso informar onde comprar dessas velas, converso com quem, por favor?

    ResponderExcluir
  6. Quando se tem as cores verde, roxo, rosa e branca...a primeira a acender é a verde ou a roxa? Já que a rosa e branca são as duas últimas.

    ResponderExcluir

Participe. Deixe seu comentário aqui.