Esta
é a nossa terceira reflexão sobre a Liturgia, considerando-a no enfoque do
serviço. Nesta reflexão, vamos considerar a Liturgia enquanto atividade
eclesial do serviço da Igreja em favor do povo. Uma dimensão da Liturgia que
ajuda a compreender, de modo claro e cristalino, uma das primeiras e principais
finalidades da ação litúrgica da Igreja: colocar-se a serviço do projeto divino
e colocar-se a serviço do povo.
No primeiro aspecto, este de colocar-se
a serviço do projeto divino, a Igreja compreende que quem determina o contexto
celebrativo e o “modus celebrandi” é o Mistério da Salvação e não outras
finalidades, como por exemplo, usar o momento litúrgico para fazer campanhas ou
algum tipo de promoção. Liturgia não é programa de auditório, é celebração
memorial, atualização do Mistério Pascal no nosso hoje. Um conceito que não é
meramente teórico, mas substancialmente fontal (fonte), no sentido que a Igreja
é chamada a ser servidora do projeto divino no mundo e isto acontece
especialmente através da Liturgia, “ação sagrada por excelência, cuja eficácia
nenhuma outra ação da Igreja iguala, sob o mesmo título e grau” (SC 7).
O segundo aspecto é a função
servidora da Igreja, colocando-se a serviço do povo através da Liturgia.
Durante um tempo da história, principalmente da Idade Média, a Liturgia
transformou-se em plataforma de expressões artísticas para a música, pela qual
promovia grandes compositores, da arte visual, como a arquitetura, da pintura, da
escultura, do mobiliário e do vestuário. Acrescente-se a isso a arte cênica,
com a introdução de ritos intermináveis, que desviavam a atenção do essencial.
Como dizem vários historiadores litúrgicos, uma Liturgia para se ver, para ser
assistida e se emocionar, mas pouco orante e provocadora de conversão. Na
reforma litúrgica do Vaticano II, com a Sacrosanctum Concilium (1964), a Igreja
eliminou aquilo que considerava excessos para propor uma Liturgia mais
simplificada em vista de facilitar a participação celebrativa em dois aspectos.
No primeiro aspecto, a participação
tem a ver com aquilo que expressa bem o vocábulo latino “partem caepere”: tomar
parte, entrar dentro do processo celebrativo. Mesmo que o “assistir” seja uma
forma de participação ativa, a Igreja entende que seu serviço não pode se
limitar ao assistir com conotações passivas, e propõe que os celebrantes sejam
atuantes na celebração. Destaco três atitudes desta compreensão de participação:
rezando, cantando e silenciando. Facilitar e introduzir os celebrantes nesta
dinâmica é um modo de serviço, colocando-os dentro do movimento orante, laudativo
e reflexivo, presentes em toda celebração litúrgica. Transformar a celebração
numa cantoria, com gritos de ordem, por exemplo, é um deserviço ao povo.
O segundo aspecto do serviço que a
Igreja presta na Liturgia, no contexto da participação, é de ordem espiritual e
pode ser considerado em duas dinâmicas. Numa delas, a Igreja serve seus
celebrantes tornando-os participantes do Mistério Pascal de Cristo, quer dizer,
colocando-os dentro do Mistério Pascal de Cristo. Trata-se da dinâmica
participativa mais importante, esta de ajudar os celebrantes o tomarem parte
dos méritos salvíficos que Deus oferece na ação litúrgica. É o mais importante,
porque este Mistério Pascal é atualizado na celebração litúrgica.
Na
outra dinâmica participativa, está o processo evangelizador, pelo qual a Igreja
se torna servidora do Evangelho e sempre propositora do caminho do discipulado aos
celebrantes. É aqui que compreendemos a importância de homilias bem feitas,
pelas quais, pouco a pouco, mas ininterruptamente, a Igreja é chamada a
pedagogicamente conduzir seus celebrantes no processo do discipulado. A
homilia, neste sentido, não é um momento doutrinal ou teológico ou moralista
com pregações infindáveis, mas uma proposta existencial de quem vive aquilo que
prega. Um serviço que evangeliza não apenas com conceitos e conhecimentos da
Palavra, mas com o modo de viver a Palavra.
Serginho Valle
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