A formação e a espiritualidade litúrgicas são os pilares da Pastoral Litúrgica Paroquial (PLP)

A paz do Senhor!

A finalidade deste espaço é oferecer material de formação litúrgica para quem atua em ministérios litúrgicos na comunidade paroquial. Seja muito bem-vindo e bem-vinda. Se quiser e puder deixar sua contribuição, agradeço muito. (Serginho Valle)
Tecnologia do Blogger.

Postagens recentes

Liturgia: Coração da Unidade Eclesial

  A primeira viagem apostólica do Papa Leão XIV à Turquia , no final de novembro de 2025, foi avaliada como um gesto significativo em favor ...

Pesquise aqui

Total de visualizações

Pesquisar neste blog

Home Ads

Meu perfil

Minha foto
São José do Rio Preto, São Paulo, Brazil
Paz e bem! A celebração da Liturgia é uma arte e, como acontece no exercício de toda arte, só celebra bem quem bem conhece a linguagem da arte litúrgica celebrativa.

Serviço de Animação Litúrgica

Serviço de Animação Litúrgica
Para acessar as propostas celebrativas dominicais acesse: www.liturgia.pro.br

Facebook

Publicações recentes

JSON Variables

15 de abr. de 2016

QUASIMODO – Domenica in albis


Primeira palavra latina da antífona de entrada do 2º Domingo da Páscoa — “quasimodo genit infantes” — que significa “como crianças recém-nascidas...” (1Pd 2,2). Trata-se de uma exortação litúrgica, feita em forma de ritual antifonário, para que aqueles que receberam o Batismo na Vigília Pascal continuem alimentando a fé com o alimento espiritual da Páscoa no momento que terminam as grandes festas pascais e se ingressa na vida ordinária.

Neste Domingo da Oitava da Páscoa, os novos batizados, isto é, aqueles que tinham sido batizados na Vigília Pascal tiravam a veste branca que tinham recebido no rito batismal e usado nas celebrações da Oitava de Páscoa, no decorrer da semana e a depositavam aos pés do altar. Devido a este rito, de se desvestir das vestes brancas recebidas na Vigília Pascal, o 2º Domingo da Páscoa é também conhecido como “Domenica in albis”. Na tradução literal: “Domingo branco”.
(SV)



0 Comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.