A formação e a espiritualidade litúrgicas são os pilares da Pastoral Litúrgica Paroquial (PLP)

A paz do Senhor!

A finalidade deste espaço é oferecer material de formação litúrgica para quem atua em ministérios litúrgicos na comunidade paroquial. Seja muito bem-vindo e bem-vinda. Se quiser e puder deixar sua contribuição, agradeço muito. Serginho Valle.
Tecnologia do Blogger.

Postagens recentes

Dimensão escatológica da Liturgia — rumo ao céu

A Liturgia possui uma dimensão escatológica que é a meta existencial da vida cristã: os discípulos e discípulas de Jesus Cristo são peregrin...

Pesquise aqui

Total de visualizações

Pesquisar neste blog

Home Ads

Meu perfil

Minha foto
São José do Rio Preto, São Paulo, Brazil
Paz e bem! A celebração da Liturgia é uma arte e, como acontece no exercício de toda arte, só celebra bem quem bem conhece a linguagem da arte litúrgica celebrativa.

Serviço de Animação Litúrgica

Serviço de Animação Litúrgica
Para acessar as propostas celebrativas dominicais acesse: www.liturgia.pro.br

Facebook

Publicações recentes

JSON Variables

3 de jan. de 2015

Fazendo memória





Exemplar do livro "História Sagrada" que ajudou a formar
e a conhecer a fé cristã de muita gente.

História Sagrada 

Estava lembrando do meu tempo de catecismo; era assim que a gente denominava a preparação para a Primeira Comunhão, na minha Paróquia  de São Luiz Gonzaga (Brusque - SC). Era um ano de catecismo e depois a Primeira Comunhão. Naquele tempo a Catequese tinha uma função específica e, praticamente, única: preparar para a Primeira Comunhão. Hoje, a Catequese é entendida de modo mais amplo, em função do discipulado, por exemplo. Mas, sobre isso, poderemos tratar mais adiante. 

Gostaria de lembrar um fato, na metodologia de minha catequista, Irmã Vera (das Irmãs da Divina Providência). No catecismo, ela ensinava as orações cristãs (Pai nosso, Credo, Ave Maria, Santo Anjo, Ato de Contrição e algumas orações de sua devoção pessoal) e, dedicava uma parte do "catecismo" para contar a "História Sagrada". Os do meu tempo devem lembrar do livrinho da História Sagrada; a Bíblia traduzida em formato de histórias. Encontrei uma foto do livrinho, acima. Hoje, refletindo e lendo sobre o assunto, percebe-se a necessidade da metodologia narrativa na catequese. 

Confesso que gostava demais de ouvir a "História Sagrada", como a criação do mundo, as epopeias de Moisés, os enfrentamentos de Elias, a vida dos profetas, especialmente Isaías e Jeremias. Depois, a história do nascimento de Jesus, a vinda dos Reis Magos, os milagres, a vida de São Paulo.... Quando comecei estudar exegese, como num passe de mágica, as mesmas cenas voltaram à minha lembrança. Lá foi plantada a semente para que eu começasse a gostar tanto de estudar a Bíblia. 

Estou em tempo de reflexão e, neste momento, me pergunto: será necessário rever a metodologia para que nossos catequizandos conheçam a História de nossa fé e de nossa religião? A metodologia das parábolas de Jesus é a mesma usada por Irmã Vera e pelos antigos catequistas contando a História Sagrada? Me ajudem a pensar melhor, por favor. 



Exemplar antigo da "História Sagrada" em espanhol. 
O nosso em Português, tinha uma capa bastante semelhante. 

0 Post a Comment:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.