1 de mar. de 2025

Formação litúrgica — teológica e espiritual para quem atua na PLP

 


Uma primeira e necessária condição para que a PLP – Pastoral Litúrgica Paroquial – tenha êxito na comunidade é o cuidado com a sua formação. A formação compreende embasamento teológico e espiritual. Não basta saber o que pode ou não pode ser feito em uma celebração; isso é muito pouco. Disso a necessidade de oferecer a formação necessária para realizar com consciência e autenticidade as atividades próprias da PLP.

Formação teológica e espiritual 
A Liturgia não se resume a momentos de oração, rituais, canções... próprios de uma celebração. Ela é a fonte e o cume de toda a vida cristã (SC 10). Celebrar a Liturgia é colocar em ato uma atividade orante e propositiva de vida cristã evangelizada. Diante disso, a necessidade de fortalecer a base espiritual e teológica para evitar os riscos de um ativismo vazio ou de algum tipo de pietismo sem ação concreta. A verdadeira Pastoral Litúrgica Paroquial (PLP) exige estar fundamentada na espiritualidade litúrgica e na Teologia Litúrgica. Sobre este tema, publiquei recentemente uma catequese litúrgica que você poderá assistir no endereço: https://youtu.be/TPMbkdLhaDo

Sem a base sólida fornecida pela formação litúrgica corre-se o risco de transformar a liturgia em espetáculo religioso ou em rotina automatizada, com celebrações mecanizadas e ritos desprovidos de qualquer contato com a vida pessoal e comunitária. Quando isso acontece, perde-se a essência da celebração litúrgica.

Formação Teológica: alicerce da Pastoral Litúrgica 
A Pastoral Litúrgica Paroquial precisa bem mais que a boa vontade de um grupo de pessoas abnegadas da comunidade. Para se realizar a Liturgia genuinamente transformadora, compreendida aqui como “fomentadora da vida cristã” (SC 1), capaz de transformar batizados em discípulos e discípulas, os agentes da PLP precisam de uma sólida formação teológica, que contemple não apenas os aspectos rubricistas, mas principalmente a inculturação do Evangelho na comunidade onde a Liturgia é celebrada.

O Documento 43 da CNBB destaca a necessidade de aculturação e inculturação da Liturgia, e isso só é possível mediante o conhecimento profundo da Teologia Litúrgica e da antropologia cultural. Sem esse conhecimento, podemos acabar oferecendo celebrações que não dialogam com as necessidades reais da comunidade, e até mesmo contrariando os princípios teológicos da Liturgia.

Proposta de formação: o caminho para uma PLP autêntica 
Existem centenas de propostas formativas para a Liturgia. Nem todas contemplam os fundamentos teológicos e espirituais e, nesse caso, muitas não passam de informações de regras de como proceder nos ritos. De outro lado, existem propostas que dão um passo a mais, conduzindo os agentes litúrgicos a tomar contato com os fundamentos da Teologia Litúrgica e da Espiritualidade Litúrgica. Para o bem da PLP da sua paróquia é importante dar esse passo a mais na qualidade da formação litúrgica.

Para contribuir com a formação litúrgica, peço sua licença para apresentar o Curso de Pastoral Litúrgica Paroquial (PLP). É um curso completo dedicado a quem realmente quer compreender e transformar a Liturgia em sua paróquia. Com uma metodologia e didática bem estruturada, o curso de PLP inicia um processo pastoral que envolve os fundamentos da Teologia Litúrgica, Espiritualidade Litúrgica, Comunicação Litúrgica e outros temas relevantes para o êxito de uma boa PLP na paróquia.

A título de ilustração, apresento um sumário breve do curso:

  • Teologia Litúrgica: Fundamentos que sustentam as celebrações e tornam sua prática significativa.

  • Espiritualidade Litúrgica: Como cultivar uma espiritualidade que gere ações concretas no serviço litúrgico. 

  • Comunicação Litúrgica: Como a Liturgia pode ser um meio eficaz de comunicação do Evangelho — celebrações evangelizadas e evangelizadoras. 

  • Antropologia: Como se servir do conhecimento cultural de sua comunidade nas celebrações.  
  • Música e arranjos litúrgicos: Como integrar elementos culturais sem comprometer a profundidade da Liturgia.

 Os motivos pelos quais é importante fazer um curso como este, além daqueles já mencionados acima, podem ser elencados em 4 propostas:  

  • Formação fundamentada: Tudo o que precisa conhecer e refletir para atuar com segurança e eficiência na PLP.  
  • Método prático e sistematizado: O curso é estruturado em módulos com metas claras para um aprendizado contínuo e eficaz.  
  • Material: material necessário para organizar e aplicar o aprendizado e as reflexões da PLP na sua paróquia.  
  • Prioridade para fazer o curso: Ideal para coordenadores, ministros e qualquer pessoa que atue diretamente com a Pastoral Litúrgica, a começar do padre.

 Transforme a liturgia em sua paróquia 
Se você atua na PLP e se sente comprometido em oferecer uma Liturgia que seja fonte de transformação espiritual para sua comunidade, considere a possibilidade e a necessidade de fazer o Curso da PLP. Não deixe que a falta de conhecimento decorrente de formação superficial comprometa a profundidade das celebrações em sua paróquia. Invista na formação contínua e sólida especialmente para quem atua diretamente na PLP.

Link do curso de PLP: https://lp.liturgia.pro.br/plp1
Link do curso introdutório: https://lp.liturgia.pro.br/pastoral-da-liturgia

Caso você tenha interesse se afiliar a esse projeto para divulgar a importância e a formação litúrgica da PLP nas paróquias, pode clicar no link abaixo.

Link e afiliado: https://dashboard.kiwify.com.br/join/affiliate/7dnxlCA8

Tudo que você leu pode ser interpretado como um texto publicitário. Contudo, nada do que foi dito é sem sentido e sem pertinência para o exercício da Liturgia em nossas comunidades paroquiais. Pense com carinho na possibilidade de dar um up na PLP de sua paróquia.

Serginho Valle 
Fevereiro 2025

 

 

Postagens Relacionados:

  • Equipes de celebrações paroquiais Num texto anterior a este, no contexto da organização da Pastoral Litúrgica Paroquial (PLP), dizia que a PLP é formada basicamente por duas equipes: a Equipe Litúrgica e as Equipes de Celebrações. Dizia também que pela formu… Leia Mais
  • Pastoral Litúrgica e evangelização Na prática, fazer pastoral é dinamizar a comunidade com as características do Bom Pastor (Jo 10). Características tais como: amar o povo, conhecer a comunidade, mostrar o caminho seguro, ser uma porta para que as pessoas ace… Leia Mais
  • O trabalho da Equipe Litúrgica na comunidade Disponibilidade de quem trabalha na Equipe LitúrgicaPrecisamos ser sinceros, desde o início: quem trabalha no ministério da Pastoral Litúrgica, de modo particular, quem se ocupa com Equipe Litúrgica, não pode ter muitos outr… Leia Mais
  • Motivos para organizar a Pastoral Litúrgica Paroquial Num texto anterior, trabalhamos as dificuldades que podem surgir dentro da própria comunidade quanto a organização da Pastoral Litúrgica Paroquial (PLP). Mas, como nenhuma comunidade pode estacionar no tempo, dando ouvidos … Leia Mais
  • Algumas dificuldades da Pastoral Litúrgica Paroquial Anos atrás, escrevi um livro chamado “Pastoral Litúrgica, uma proposta, um caminho” (Loyola/Dehonianos - 1998) que, graças a Deus, continua sendo estudado, refletido e debatido em muitas comunidades. Foram publicadas 4 ediç… Leia Mais
Pages (22)1234 »

0 comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.