A celebração Eucarística
é celebrada ao redor de duas Mesas: aquela da Palavra, o ambão, e aquela
Eucarística, o altar. Os ritos realizados em ambas as mesas são chamados
Liturgia da Palavra e Liturgia Sacramental respectivamente. Ambas se
caracterizam pela presença sacramental de Jesus, na Palavra e nos dons eucaristizados.
Nosso tema, sempre na ótica do processo da comunicação litúrgica, considera agora
a Liturgia Sacramental Eucarística.
Estrutura
da Liturgia Sacramental Eucarística
Como
é próprio da comunicação Litúrgica, a Liturgia Sacramental acontece
dentro de um processo comunicativo dialógico em suas diferentes
linguagens. Estruturalmente, inicia-se com os ritos ofertoriais, passa-se
aos ritos de ação de graças da Oração Eucarística e se conclui com os ritos da
partilha Eucarística, encerrando-se com a coleta pós-comunhão.
É
uma comunicação totalmente dialogal: a Igreja, em seus celebrantes aproxima-se
do altar e oferece seus dons. A resposta divina é a consagração dos dons e a
presença sacramental de Jesus Cristo no meio da assembléia pela ação do
Espírito Santo. Os celebrantes se aproximam novamente do altar e Jesus se
reparte (se faz pão e vinho partilhado) para alimentar a todos, no rito da
"fractio panos" (fração do pão). Por fim, o agradecimento e a
súplica, da parte da Igreja, na coleta pós-comunhão.
É
uma estrutura comunicativa necessária de ser conhecida, considerando que cada
momento tem um modo próprio de se comunicar. Um é o modo comunicativo de
acolher, preparar e apresentar as oferendas. Outro é o modo de se comunicar no
momento da Oração Eucarística e, diferente ainda, é o modo comunicativo nos
ritos preparatórios para se participar da comunhão Eucarística.
Num
momento, a comunicação celebrativa realiza-se com movimentos — as procissões —
depois a comunicação entra no silêncio — oração Eucarística — depois
se concentra em gestos de partilha — ritos de comunhão —. Cada um destes
movimentos comunicativos serão tratar individualmente.
Serginho Valle
2016.
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