A formação e a espiritualidade litúrgicas são os pilares da Pastoral Litúrgica Paroquial (PLP)

A paz do Senhor!

A finalidade deste espaço é oferecer material de formação litúrgica para quem atua em ministérios litúrgicos na comunidade paroquial. Seja muito bem-vindo e bem-vinda. Se quiser e puder deixar sua contribuição, agradeço muito. Serginho Valle.
Tecnologia do Blogger.

Postagens recentes

Dimensão escatológica da Liturgia — rumo ao céu

A Liturgia possui uma dimensão escatológica que é a meta existencial da vida cristã: os discípulos e discípulas de Jesus Cristo são peregrin...

Pesquise aqui

Total de visualizações

Pesquisar neste blog

Home Ads

Meu perfil

Minha foto
São José do Rio Preto, São Paulo, Brazil
Paz e bem! A celebração da Liturgia é uma arte e, como acontece no exercício de toda arte, só celebra bem quem bem conhece a linguagem da arte litúrgica celebrativa.

Serviço de Animação Litúrgica

Serviço de Animação Litúrgica
Para acessar as propostas celebrativas dominicais acesse: www.liturgia.pro.br

Facebook

Publicações recentes

JSON Variables

21 de ago. de 2015

Beijo: gesto litúrgico e ritual


Na Liturgia, o beijo é um gesto de veneração e de partilha de paz em muitas culturas. O beijo no altar — gesto ritual próprio do bispo, padre e diácono — expressa a comunhão com Deus, em Cristo, simbolizado no altar. O mesmo gesto do beijo é repetido no Evangeliário, após a sua proclamação, com o mesmo sentido de venerar o Santo Evangelho, símbolo da presença do Senhor, no Evangeliário.
O beijo realiza também um gesto de adoração, como acontece na celebração da Sexta-feira Santa, com o beijamento da Cruz.

No rito da paz, antes da comunhão Eucarística, o beijo é denominado de ósculo da paz, simbolizando a reconciliação fraterna em Jesus Cristo, condição para se aproximar da Mesa Eucarística e participar da comunhão. Por motivos culturais, em muitas partes do mundo, o ósculo da paz não se realiza com um beijo.


0 Post a Comment:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.