
Gosto de dizer que
se trata do momento mais Eucarístico da Missa. Por isso, do ponto de vista
comunicativo, como estou abordando as partes da Missa, é momento para
silenciosamente adorar o Senhor com ação de graças, enquanto o Presidente da
celebração faz Memória do Mistério Pascal de Cristo diante do Pai e diante da
assembléia.
Nomes para a Oração Eucarística
O primeiro e mais antigo nome é
o mais simples. No início da Igreja, dizia-se simplesmente "EUCARISTIA", isto é, momento de dar graças diante de
Deus sobre o pão e o vinho. O termo “Eucaristia” indica uma oração
de louvor e de ação de graças ao Pai, realizada na Ceia do Senhor. Note-se que
"Ceia do Senhor" é um dos primeiros nomes com os quais os cristãos
designavam o que, hoje, chamamos de
Missa. Assim, na "Ceia do Senhor", o momento de ação de graças e de louvor ao Pai, era designado
com o nome "Eucaristia". Termo que, com o passar do tempo, começou a
designar toda a celebração.
No mundo grego,
o termo usado era "ANÁFORA", a qual continua sendo usado
ainda hoje, principalmente em textos de Teologia Litúrgica e da
literatura Litúrgica. Outro termo, ainda de origem grega, é “PROSFORA”. Um
termo que praticamente é de pouquíssima utilização, considerado somente em
alguns raros textos explicativos da Oração Eucarística.
Seja
“anáfora” como “prosfora” o significado é o mesmo destacando o movimento para o
alto, movimento de colocar o coração junto de Deus — “sursum corda”, diz o
latim; “corações ao alto”, no nosso português. A “anáfora Eucarística”,
portanto, significa o movimento de toda a assembléia litúrgica elevar louvores
e ação de graças até junto de Deus, colocando o próprio coração (toda a vida e
todo entendimento). Hoje, “anáfora” se tornou um termo técnico, entre os
liturgistas, para designar a Oração Eucarística.
Outros
dois nomes usados, especialmente nas Liturgias Ocidentais, são “PREX”, de “prece”,
de onde se encontrar o termo “prece Eucarística”. Um segundo nome, que pouco se
vê, ao menos na literatura sul americana, é “ORATIO OBLATIONES” (oração sobre
as oblatas, as oferendas), considerando que se trata de uma oração
santificadora, oração consecratória, que realiza a consagração dos dons. Um
terceiro termo que, na prática, designa somente a Oração Eucarística I, é o “CANON”,
com o qual se diz “Canon Romano”.
Serginho Valle
2017
0 comentários:
Postar um comentário
Participe. Deixe seu comentário aqui.