6 de mai. de 2017

Catequese litúrgica - Tempo Pascal

O Tempo Pascal inicia-se na segunda-feira da Oitava da Páscoa e conclui-se no Domingo de Pentecostes. Alguns autores consideram o início do Tempo Pascal na conclusão da Oitava da Páscoa. De minha parte, proponho o período do Tempo Pascal a partir da segunda-feira da Oitava da Páscoa.

Oitava da Páscoa 
A Oitava da Páscoa é um período de oito dias, como sugerido pela terminologia, que, liturgicamente, é celebrado como um único dia de festa. Do ponto de vista celebrativo, a Oitava da Páscoa tem a finalidade de prolongar a alegria pascal por oito dias, um significado indicativo da alegria espiritual que invade a Igreja com a vitória da vida sobre a morte, na Ressurreição de Jesus. 

Segundo e terceiro Domingos do Tempo Pascal - A
Os dois primeiros Domingos do Tempo Pascal, no Ano A, depois da Oitava da Páscoa, proclamam o Evangelho que anuncia quatro dons pascais: o Espírito Santo, a fé, a Eucaristia e o anuncio evangelizador. Sobre as demais leituras e, igualmente, sobre os demais Domingos pascais, dos Anos B e C, tratarei em outra oportunidade.
No 2º Domingo da Páscoa - A, o inicio do Evangelho relata o dom do Espírito Santo, indicativo de que de ora em diante eles seriam guiados e orientados pelo Espírito do Ressuscitado. Na segunda parte, o Evangelho propõe o encontro de Jesus com Tomé e a bem-aventurança de crer sem ver. Uma catequese que coloca as condições existenciais para abrir-se à condução do Espírito Santo, que perdoa e reconcilia, que faz viver de modo novo com a luz da fé.  
Indo para o 3º Domingo da Páscoa – A, o dom pascal é a Eucaristia, relatada no belo episódio dos Discípulos de Emaús. No caminho até Emaús, Jesus fala das Escrituras; é a Liturgia da Palavra. Na chegada em Emaús, Jesus reparte o pão e toma o vinho; é a Ceia Eucarística, o local onde nos encontramos com o Ressuscitado. Desta ceia, decorre um quarto dom pascal: a missão evangelizadora, representada na volta dos discípulos a Jerusalém para testemunhar: “Jesus ressuscitou e partilhou a Palavra e o pão conosco”.

Quarto e quinto Domingos do Tempo Pascal – A
            O 4º Domingo da Páscoa – A é denominado de “Domingo do Bom Pastor”. Em todos os Anos A – B – C, o Evangelho relata a figura do Bom Pastor com matizes diferentes. No nosso caso específico, do Tempo Pascal – A, o Bom Pastor é Jesus ressuscitado, aquele que se faz condutor por um caminho seguro, que é o caminho da vida nova, proposto pelo Evangelho. Não apenas conhece o caminho, mas conhece também o destino, o local para onde as ovelhas são conduzidas: um banquete de vida plena com mesa farta, preparada para banquetear a vida humana com a plenitude da vida divina, cantado no salmo responsorial, o Sl 22.
            No 5º Domingo da Páscoa volta o tema do caminho, mas com dois acréscimos de Jesus: a Verdade e a Vida. Jesus se apresenta como “Caminho, Verdade e Vida”. O Evangelho da Ressurreição, portanto, não apenas tem em Jesus o condutor seguro de um Bom Pastor, mas o próprio Caminho por onde caminhar com a vida pessoal, a Verdade como segurança existencial inabalável e o dom da Vida plena, derramada por Jesus no seu lado aberto.

Promessa do Espírito Santo
            Os últimos Domingos do Tempo Pascal – A, a partir do 6º Domingo, ressalta a promessa do Espírito Santo — no 6º Domingo da Páscoa – A —, a glorificação de Jesus e o envio evangelizador, na Ascensão, e a realização da grande promessa com a vinda do Espírito Santo, em Pentecostes.
            A promessa do Espírito Santo, — chamado de Consolador ou Defensor (Paráclito) — sustenta a comunidade cristã, presente no 6º Domingo da Páscoa – A, e tem uma finalidade bem precisa para a Igreja e no seio da Igreja: a evangelização. Para que o Evangelho seja semeado em toda a terra é necessário contar com a ação divina, e esta acontece e se realiza pelo e com o Espírito Santo.
            Evangelização que é celebrada no Domingo da Ascensão, uma solenidade pascal para proclamar a glória e a vitória de Jesus, uma vez que o Pai o recompensa elevando-o para estar à sua direita. Se a elevação da Cruz mostrava uma humilhação extrema de Jesus, a Ascensão mostra a sua glória e a sua glorificação. Na Ascensão e pela Ascensão, Jesus realiza sua missão e alcança sua meta: voltar para o Pai, viver com o Pai, sentar-se à direita do Pai, símbolo do poder divino que lhe é concedido.
            Por fim, a conclusão do Tempo Pascal, que acontece na solenidade de Pentecostes. A palavra “Pentecostes” não é sinônimo de Espírito Santo, mas sinônimo de 50º dia, o grande dia da Liturgia judaica, no qual celebra-se a ação de graças pelos dons da terra recebidos por Deus. É neste dia, de festa festivamente alegre, marcada pela ação de graças, que a Igreja e toda a terra recebem o grande dom divino, fruto da Ressurreição de Jesus: o derramamento do Espírito Santo.
Serginho Valle
2017




Postagens Relacionados:

  • Os 40 dias da Quaresma A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Faz memória dos 40 dias do dilúvio, dos 40 anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos 40 dias de Moisés e de Elias na montanha, dos 400 an… Leia Mais
  • Sexta-feira Santa A Sexta-feira Santa é um dia litúrgico solene, no contexto da Páscoa anual, no qual a Igreja celebra a oblação suprema do amor de Jesus ao Pai pela Salvação da humanidade (Jo 13,1; 14,31). É o dia da Paixão e Morte de Jesus,… Leia Mais
  • A dinâmica pedagógica do Ano Litúrgico: rito, música e homilia Vamos começar pelo que não é. O Ano Litúrgico não é um calendário de datas históricas relacionadas à vida de Jesus ou da Igreja, mas a celebração do Mistério Pascal de Jesus Cristo na Igreja. Por isso, o Natal não é a celebr… Leia Mais
  • Celebração de santos e santas             A Igreja sempre celebra o Mistério Pascal de Cristo. Esta é uma máxima da Teologia Litúrgica. Um modo de dizer que nós, em todas as celebrações do Ano Litúrgico, especialme… Leia Mais
  • Temporal O Temporal é considerado parte essencial do Ano Litúrgico. Consiste no desenvolvimento anual do Mistério Pascal de Jesus Cristo, introduzindo a Igreja no aprofundamento da vida Trinitária. O Temporal se compõe dos Ciclos do … Leia Mais
Pages (22)1234 »

0 comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.