20 de mai. de 2016

Calendário litúrgico

Calendário, palavra de origem grega – “kalein” – que significa publicar, tornar pública alguma data a ser comemorada ou celebrada. Esta publicação acontecia, na antiguidade, no primeiro dia de cada mês, quando se publicavam a festas a serem comemoradas no decorrer daquele mês. Os latinos chamavam este primeiro mês de “calendae”. Quando as “calendae” tornaram-se escritas, tal registro tomou o nome de “calendarium”, o mesmo nome adotado pelos cristãos para registrar as suas festas e celebrações, no decorrer do ano.
As “calendae” (calendas), portanto eram os primeiros dias de cada mês, para os romanos. Era considerado igualmente, o “dia da convocação”, “dia dos pagamentos”. A palavra “calo”, em latim, é traduzida para o português como “chamar”, “convocar”, “convidar”. Por isso, o calendário era considerado também o “livro das convocações para o acerto de contas”. Dia que se pagavam as dívidas contraídas no decorrer do mês.
            O Calendário Litúrgico, por sua vez, é a agenda anual das diversas convocações da assembléia cristã. Cada celebração é uma convocação da Igreja, um convite da Igreja para um momento celebrativo, na e da comunidade eclesial.
            Em sua estrutura, o Calendário Litúrgico é formado pelo Tempo Natalino, Tempo Pascal e Tempo Comum. Tem ainda o Santoral, que indica as celebrações — o “Dies Natalis” — dos santos e santas. “Dies natalis” (dia do nascimento), porque no Calendário Litúrgico celebramos a morte dos santos e santas como nascimento definitivo para Deus. O Calendário Litúrgico contém também as celebrações do Mistério de Cristo, como por exemplo, a Transfiguração, e aquelas celebrações marianas, dedicadas a Nossa Senhora.
            Existem também os Calendários Litúrgicos Particulares, próprios de uma Igreja local (Diocese) que contempla as comemorações da Dedicação da Catedral, por exemplo, e os santos patronos diocesanos. O Calendário Litúrgico Particular pode ser também próprio de uma Congregação religiosa ou de uma Ordem religiosa, registrando as celebrações dos santos e santas de uma Congregação ou de uma Ordem religiosa.
            Na Igreja latina (que segue o rito latino), o calendário litúrgico está organizado num compêndio (um verdadeiro livro) denominado “Diretório da Liturgia”, que antigamente se denominava “Directorium divini offici” (Diretório dos ofícios divinos). Tal compêndio indica as celebrações a serem realizadas em cada dia e as informações próprias para cada celebração, que vai desde a cor dos paramentos a serem usadas, as possibilidades celebrativas, quando existem memórias facultativas ou particulares, por exemplo, se a celebração comporta a recitação do glória e do credo... o “Diretório Litúrgico, é publicado anualmente com uma nova edição, disponível antes do início do Tempo do Advento, início do Ano Litúrgico cristão.

(SV)
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.