18 de mai. de 2016

Graça e a paz

A celebração da Eucaristia tem um modo próprio de saudar as pessoas. Em vez de dizer bom dia, boa tarde, boa noite, usa saudações bíblicas. Se um dia você tiver oportunidade de ter em mãos um Missal, observe que todas as saudações do início da Missa são feitas com palavras da Sagrada Escritura. Hoje, com o aprofundamento da teologia litúrgica, a saudação inicial inspira-se na Liturgia da Palavra, especialmente nas leituras do Novo Testamento.
            A maior parte das saudações vem das cartas de São Paulo, com as mesmas palavras que ele usava para saudar seus destinatários. As saudações expressam paz, amor, graça, bondade. Desde o início da Missa, portanto, a Igreja faz votos que a presença dos dons divinos, que a graça divina, se façam presentes na assembléia e no coração de cada celebrante. Por isso, saudações como bom dia, boa tarde, sejam bem-vindos... são formas educadas da saudação social, mas pouco litúrgicas, as quais se caracterizam em saudar e acolher os celebrantes com votos vindos da Palavra de Deus. Claro que isso pode ser feito, no momento do acolhimento dos celebrantes, por exemplo ou, no momento da ambientação ou do comentário inicial.
            Realizar a saudação com votos formulados pela Palavra de Deus é muito mais que desejar um bom dia, ou uma boa tarde, ou uma boa noite. Basta estar um pouco atento às palavras da saudação inicial para compreender que estamos desejando paz, graça, presença de Deus na assembléia celebrante e na vida de quem está participando da celebração Eucarística. Uma coisa a mais, que precisa ser considerada. A saudação inicial expressa também a saudação de toda a Igreja. É a Igreja, Povo de Deus e Corpo de Cristo, que acolhe e deseja a todos os presentes na assembléia litúrgica a graça, a paz e a presença de Deus em suas vidas.
            Tem ainda um aspecto que é interessante a ser considerado. A saudação inicial tem a finalidade de acolher todos os celebrantes. Duas coisas podem ser ressaltadas desse aspecto. Primeiro, que a acolhida não é feita somente em base a uma saudação formal, que usamos no nosso dia-dia. A acolhida é feita com a própria Palavra de Deus, como procuramos expressar acima. Em termos litúrgicos, trata-se de um rito de acolhimento. O padre que preside acolhe quem se faz presente na celebração Eucarística com a própria Palavra Sagrada da Bíblia.
            Do ponto de vista comunicativo, sendo uma saudação de acolhimento, esta deveria expressar espontaneidade e não ser uma leitura formal de uma frase escrita no Missal ou, pior ainda, no folheto litúrgico.
Serginho Valle


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.