A formação e a espiritualidade litúrgicas são os pilares da Pastoral Litúrgica Paroquial (PLP)

A paz do Senhor!

A finalidade deste espaço é oferecer material de formação litúrgica para quem atua em ministérios litúrgicos na comunidade paroquial. Seja muito bem-vindo e bem-vinda. Se quiser e puder deixar sua contribuição, agradeço muito. (Serginho Valle)
Tecnologia do Blogger.

Postagens recentes

Liturgia: Coração da Unidade Eclesial

  A primeira viagem apostólica do Papa Leão XIV à Turquia , no final de novembro de 2025, foi avaliada como um gesto significativo em favor ...

Pesquise aqui

Total de visualizações

Pesquisar neste blog

Home Ads

Meu perfil

Minha foto
São José do Rio Preto, São Paulo, Brazil
Paz e bem! A celebração da Liturgia é uma arte e, como acontece no exercício de toda arte, só celebra bem quem bem conhece a linguagem da arte litúrgica celebrativa.

Serviço de Animação Litúrgica

Serviço de Animação Litúrgica
Para acessar as propostas celebrativas dominicais acesse: www.liturgia.pro.br

Facebook

Publicações recentes

JSON Variables

11 de jul. de 2015

Acólito


Acólito, palavra de origem grega – akólithos – com o significado de “companheiro de viagem! É o ministro que acompanha o sacerdote ou o diácono no serviço do altar e na distribuição Eucarística. Muitas comunidades atribuem equivocadamente o ministério de acólito aos coroinhas, que não são acólitos. O acolitato é um ministério, conferido pelo bispo (ou por um seu representante) a quem se dispõe ao serviço litúrgico na Igreja. É preciso, pois, não confundir acolitato com a função de um coroinha, como descrito na Instrução Geral do Missal Romano (IGMR), nos números que seguem:

65.O Acólito é instituído para servir ao altar e auxiliar o sacerdote e o diácono. Compete-lhe principalmente preparar o altar e os vasos sagrados, bem como distribuir aos fiéis a Eucaristia, da qual é ministro extraordinário.

143.Na procissão para o altar, o Acólito pode levar a cruz, entre dois ministros que levam velas acesas. Depois de chegar ao altar, depõe a cruz perto do altar e ocupa o seu lugar no presbitério.


144.Durante toda a celebração, cabe ao Acólito aproximar-se do sacerdote ou do diácono, para lhes apresentar o livro e ajudá-los em outras coisas necessárias. Convém, portanto, que, na medida do possível, ocupe um lugar do qual possa comodamente cumprir o seu ministério, quer junto à cadeira quer junto ao altar.

145.Não havendo diácono, depois de concluída a oração universal, enquanto o sacerdote permanece junto à cadeira, o Acólito põe sobre o altar o corporal, o purificatório, o cálice e o missal. Usando-se incenso, apresenta ao sacerdote o turíbulo e o auxilia na incensação das oferendas e do altar.

147.Terminada a distribuição da Comunhão, ajuda o sacerdote ou o diácono a purificar e arrumar os vasos sagrados. Na falta de diácono, o Acólito leva os vasos sagrados para a credência e ali os purifica e arruma.


0 Comentários:

Postar um comentário

Participe. Deixe seu comentário aqui.